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Os desertos de notícias e seu enorme potencial de investimentos

Os desertos de notícias e seu enorme potencial de investimentos

A Alrigth Media Tech Company fez uma live sobre o tema “Jornalismo Local: desertos de notícias como oportunidades”, ainda é possível fazer o cadastro e acompanhar a gravação.

Não é um tema novo. Ao contrário… infelizmente, notícia velha num País como o Brasil.

A nova e boa notícia, pessimamente divulgada e miopemente ignorada por grupos de comunicação, anunciantes, plataformas tech e investidores é que esse problema social grave é, em verdade, uma gigantesca oportunidade de investimentos e negócios. Pouco explorada, mas com um potencial enorme. Eu diria: do tamanho deste gigantesco mercado de consumo que é o Brasil.

Desertos de notícias: infos sobre o evento online.

O enorme potencial de investimentos dos desertos de notícias

Das inúmeras informações essenciais trazidas pelo Lüdke, já recentemente divulgadas pela imprensa em função da publicação da mais nova versão do Atlas, o que fica é um quadro em que:

  • Os desertos de notícias seguem sendo um drama no País (apesar de ligeira melhora do ano passado para cá), sendo que 6 entre 10 dos 5570 municípios do País são considerados desertos (não possuem veículos de comunicação locais)
  • Os publishers locais são frágeis, desestruturados, com baixa capacitação para negócios
  • Alta dependência da publicidade e baixa capacidade de geração de novas fontes de receita
O enorme potencial de investimentos dos desertos de notícias

Luis Henrique trouxe a visão do Google, cuja área que comanda enxerga algumas (muito boas) soluções para esses problemas:

  • Prover plataformas digitais de distribuição de conteúdo
  • Fomento a diversificação de modelos de negócios
  • Capacitação dos empreendedores e empresários locais para novas oportunidades de receita
  • Acesso a ferramentas de automação

Destaco aqui ainda duas excelentes colocações de dois dos participantes de audiência:

  • O varejo local, forte fonte de receita de todas essas operações, prefere a ativação via redes sociais e o próprio Google (coloquemos nessa conta … Instagram, TikTok e congêneres) em vez de investir simplesmente na boa e velha mídia
  • Crowdfunding (sistema de captação de investimentos em grupos através de plataformas online, já bastante difundidas no País)
O enorme potencial de investimentos dos desertos de notícias

Bom, fica claro que nos próprios problemas habitam as soluções.

Meus cinco centavos:

  • Só existe uma saída para o jornalismo local: o ambiente digital;
  • O problema da distribuição é totalmente solucionável através de plataformas tech digitais para a maior parte das localidades do País;
  • A formação das já conhecidas e até tradicionais redes de notícias, agora via digital, é uma solução altamente rentável, viável e eficaz;
  • A automação tanto das operações comerciais, quanto editoriais, com ferramentas e plataformas (exemplo, a do próprio Google) e tantas outras, algumas até gratuitas, é fundamental e absolutamente possível;
  • A união de grupos de veículos para comercialização por segmentos de públicos de sua audiência é uma poderosa ferramenta comercial para o anunciante nacional (a Alright tem solução para isso);
  • A integração dessas operações com plataformas de varejo digital já existentes (veja texto abaixo) resolve o problema da evasão de investimentos do varejo local;
  • O crowdfundig é, sem dúvida, um veículo para levantamento de recursos adicionais para fomento dessas operações;
  • Acesso a outras fontes de fomento, como fundos soberanos, é ainda outra possibilidade.
  • Maior tristeza do que os desertos de notícias é perceber que não só as soluções para eles existem, como constatar que todos sairiam lucrando com isso: os veículos locais, os anunciantes nacionais e regionais, investidores, audiências e, no final, mas não menos importante, a democracia do País.
O enorme potencial de investimentos dos desertos de notícias

Conteúdo Comércio (commerce content): você PRECISA saber o que é isso

Commerce content, ou o conteúdo que é criado para atrair e converter vendas de varejo, é a GRANDE saída para a fuga das verbas locais para as mídias sociais e de ativação.

Esse tipo de conteúdo é criado com o objetivo de atrair a atenção do leitor e transformá-lo em consumidor. Dentro e não fora do seu ambiente, dentro do seu site.

Você ganha dinheiro ficando com um pedaço das vendas que gerar a partir da sua audiência. E você faz isso usando plataformas já eixstentes que se tornam suas parceiras.

Nos Estados Unidos, espera-se que essa se torne uma das grandes fontes de receita e lucro de veículos de comunciaçao local nos próximos anos.

A maioria (62%) dos editores dos EUA disse esperar que o comércio eletrônico estará entre as suas três maiores fontes de receitas já a partir deste ano.

Você pode fazer também publicidade que se chama de “afiliada”, que é usar seus espaços publicitários não apenas como mídia de comunicação habitual, mas que tenha uma ligação online com o varejo da sua região

O conteúdo comércio pode atender a essa necessidade crescente dos anunciantes, impulsionando o comportamento de compra à medida que os consumidores se envolvem com esse conteúdo e são orientados à compra.

E é totalmente possível que isso tudo ocorra dentro do seu site, se você desejar e se aparelhar para isso.

Esta aqui é uma ferramenta que faz isso, tem outras, basta pesquisar.

O enorme potencial de investimentos dos desertos de notícias

Algumas soluções adicionais para monetizar seu conteúdo

á que falamos do Google aqui, vamos dar também um espaço para a Meta.

Abaixo, algumas dicas que a unidade Meta for Business dá para os veículos de comunicação monetizarem seus conteúdos.

1. Inclua anúncios nos seus vídeos.

Se você estiver publicando conteúdo de vídeo no Facebook, poderá se qualificar para ganhar dinheiro com os anúncios in-stream. Para usar esse tipo de monetização, você precisa ter 10 mil seguidores da Página.

2. Inclua anúncios nos seus artigos.

Os Instant Articles podem ajudar você a gerar receita por meio de anúncios nos seus artigos. Você pode vender anúncios diretamente ou usar o Facebook para posicionar anúncios automaticamente nos seus Instant Articles.

3. Adicione um atalho para assinaturas.

Coloque as assinaturas no centro das suas histórias. Se você se qualificar para assinaturas de fãs, pode adicionar um botão Apoiar agora a qualquer publicação que criar.

4. Colabore com as marcas.

O conteúdo de marca é qualquer conteúdo produzido por um veículo de comunicaçao ou criador de conteúdo (você) em troca de pagamentos de parceiros de negócios (a marca). Nessa relação, o parceiro influencia o conteúdo ou recebe destaque nele. Ao publicar conteúdo com um parceiro de marca, identifique-o usando as ferramentas para conteúdo de marca. Você e o seu parceiro terão acesso a insights sobre o alcance e o engajamento dessas publicações.

Também será possível usar o Gerenciador de Colaboradores da Marca para conseguir parcerias pagas e aproveitar o seu potencial de ganhos no Facebook.

5. Ganhe dinheiro com seus vídeos ao vivo.

Eleve o nível do seu stream ao vivo. As Estrelas ajudam você a ganhar dinheiro ao se conectar com os seus fãs durante vídeos ao vivo. Os fãs podem comprar e enviar estrelas (um produto virtual) nos comentários de um vídeo ao vivo. Você ganha um centavo para cada estrela que receber. Com as Estrelas, os fãs podem se expressar de um jeito divertido e demonstrar apoio a você nos comentários do vídeo.


3 É DEMAIS

Três dicas legais para você automatizar seu conteúdo 

  1. Leia esta notícia sobre o que a Microsoft está fazendo para apoiar os veículos de comunicação  
  2. Leia este artigo sobre como explorar o ChatGP para seu conteúdo editorial 
  3. Saiba mais aqui sobre o trabalho e as ferramentas do Google para sua empresa, citado aqui nesta edição da Aurora News. 

NOTAS DO FUNDADOR

Como diria o bom gaúcho, “não tá morto quem peleia”.

Por mais que eu esteja ciente da situação quase dramática dos veículos de notícias e sua luta pela sobrevivência digital e sempre ter visto visto o meio copo cheio dessa trajetória, a Live que tratou sobre os Desertos de notícias como Oportunidade mexeu demais comigo.

E vou dizer pra vocês que o ponto alto do encontro que teve duas horas de duração não forma as palavras sábias e certeiras dos convidados Sérgio e Henrique, nem da mediação precisa e qualificadíssima da mediadora Marlise foram as quase 300 interações no chat ao vivo. Raras vezes presenciei tamanha interatividade num encontro virtual.

Foi lindo de ver (e apoiar)!

Isso ratifica nossa visão de que a união de centenas, milhares de veículos, por menores ou desestruturados que sejam, gera um poder infinito. Os caminhos que o Pyr trilhou há pouco no texto dessa edição da Aurora News são apenas uma ponta do iceberg de oportunidades que empreendedores, jornalistas, ativistas e cidadãos poderão descobrir, construir e exibir para toda sociedade.

Estamos muito animados na Alright e com a responsabilidade dobrada.

Muito obrigado

Não posso deixar de agradecer publicamente, em nome de todos da Alright, as contribuições valiosas da Marlise Brenol, do Sérgio Ludtke e do Luiz Henrique Matos. Tenham certeza que vocês tocaram fundo na alma de centenas de pessoas. Palavras são armas que usadas do jeito certo transformam vidas e comunidades. Suas palavras ajudarão na construção de um futuro melhor.

Até a próxima.

Pyr Marcondes

Pyr Marcondes

Senior Partner @ Pipeline Capital, Founder CEO da Macuco Tech Ventures, investidor, advisor, autor e palestrante.

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