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Financiamento para o jornalismo local? Aqui!

Sua empresa quer buscar investimento para seu empreendimento jornalístico ainda em estágio inicial de operação? Pois inscreva-se neste link e torça para estar entre os selecionados para um fundo que tem hoje para distribuir US$ 1 milhão para empresas do mundo todo com esse perfil.

Financiamento para o jornalismo local? Aqui!

Sua empresa quer buscar investimento para seu empreendimento jornalístico ainda em estágio inicial de operação? Pois inscreva-se neste link e torça para estar entre os selecionados para um fundo que tem hoje para distribuir US$ 1 milhão para empresas do mundo todo com esse perfil.



Sua empresa quer buscar investimento para seu jornalismo local ainda em estágio inicial de operação? Pois inscreva-se neste link e torça para estar entre os selecionados para um fundo que tem hoje para distribuir US$ 1 milhão para empresas do mundo todo com esse perfil. O prazo de inscrição é 10 de dezembro de 2023.

O fundo se chama MDIF – Media Development Investment e foi fundado em 1995 pelo jornalista sérvio Sasa Vucinic, que administrou a Rádio B92 de seu país durante as primeiras guerras iugoslavas, e pelo correspondente norte-americano Stuart Auerbach, como um Fundo de Empréstimo para Desenvolvimento de Mídia. Eles tiveram a ideia de lançar um “banco de mídia” – uma década antes do termo “investidor de impacto” ser cunhado – para ajudar jornalistas em países com um histórico de opressão a construir empresas de notícias sustentáveis, fortes o suficiente para permanecerem independentes de governos, partidos políticos e oligarcas.

Para estar habilitado a se candidatar, a empresa precisa ser independente, jovem e em crescimento, com impacto social positivo e potencial de expansão. Os candidatos aprovados receberão financiamento de capital e aconselhamento estratégico para ajudá-los a levar seus negócios para o próximo nível.

Após o sucesso da sua primeira ronda de investimentos, a MDIF Ventures está a investir num novo grupo de projetos de comunicação social localizados ou que servem audiências em países onde o acesso a notícias e informações gratuitas e independentes está ameaçado. É o caso do Brasil e seus desertos de notícias.

A MDIF Ventures investe em mídia em qualquer lugar do mundo no espectro de estágio inicial, desde a pré-semente (em linguagem do mundo de investimento “pre-seed”, ou ainda “friends and family”, o estágio em que a iniciativa, uma startup, inicia suas operações baseada no apoio financeiro de amigos e familiares próximos, ou também “rodadas anjo”, cujo financiamento vem de fundos chamados de fundos de capital “anjo”, já que protegem e ajudam as empresas iniciantes). Podem ser empresas até um pouquinho mais avançadas, que estejam levantando rodadas de Série A, ou seja, que estejam já numa fase de faturamento de alguns milhões.

Financiamento para o jornalismo local

Os candidatos aprovados variam de provedores de notícias digitais e criadores de boletins informativos a empresas de produção de podcast e inovadores em ferramentas de visualização de dados. Abaixo uma lista de algumas das empresas que já conseguiram recursos da MDFI: 

A plataforma Current, Pakistan, News: Uma plataforma voltada para a geração Y do Paquistão que cobre notícias, entretenimento e estilo de vida. 

Dataphyte, Nigéria, Análise de dados: Empresa de mídia, pesquisa e análise de dados que construiu uma plataforma líder de jornalismo de dados, vários boletins informativos focados em dados, uma plataforma de mercadorias de dados empresariais e uma plataforma de academia de treinamento de dados. 

Datasketch, Colômbia, Visualização de dados: Uma startup tecnológica que fornece a pequenas organizações e indivíduos acesso a ferramentas de visualização de dados e facilita o compartilhamento de conhecimento para promover o debate informado. 

The Morning Context, Índia, plataforma de notícias: uma empresa de pesquisa e mídia que fornece histórias longas originais, profundamente pesquisadas e analíticas e boletins informativos selecionados com lentes de interesse público específicas da Índia. 

MyNews, Brasil, Vídeo: Canal de mídia com programas no YouTube em diversos formatos, incluindo debates, entrevistas e colunas, principalmente sobre política, economia e finanças. 

Nexo, Brasil, Vídeo: Mídia focada no assinante, fornecendo notícias explicativas e contextualizadas sobre assuntos que vão da política à ciência e à cultura. 

PumaPodcast, Filipinas, Produção de podcast: Líder regional em podcasting e produção de áudio, oferece conteúdo divertido, envolvente e atraente, ancorado na ideia de capacitar as pessoas com informações. 

The Republic, Nigeria, Digital magazine: Revista e plataforma online centrada na Nigéria e África e nas questões sociais, políticas e económicas mais críticas do mundo. 

Zitamar News, Moçambique, Notícias investigativas: Um site e boletim informativo de notícias investigativas em inglês, que também produz boletins de notícias em áudio em várias línguas moçambicanas para levar notícias confiáveis às comunidades carentes. 

No Brasil, ÉNÓIS é também um fundo com desenho parecido, de apoio ao jornalismo local. Veja mais informações aqui

O Google tem um programa de fomento ao jornalismo local. Não é um fundo, mas apoia a busca por receita publicitária nessas empresas. Clique aqui e leia reportagem a respeito e como participar. 

O poder comercial e editorial do podcast para o jornalismo local

Financiamento para o jornalismo local

Você nao deveria ter qualquer dúvida hoje de que o podcast, além de ser uma das formas de conteùdo mais consumidas em todo o mundo na internet, pode ser também uma excelente fonte de monetizaçao editroial para o jornalismo local. 

Seu alcance é ampliado pela própria internet, sua divulgaçao pode ser feita através do Apple, o Spotify, o Google Podcasts, YouTube e das redes sociais, ou até por WhatsApp. E você pode prefeitamente vender cotas de patrocínio dos seus podcasts. 

Para reunir todo esse conhecimento em um livro, a Jourpart, uma entidade francesa, mas com ações de âmbito internacional, está convocando empresas de jornalismo local de todos os cantos do mundo, para contribuírem na criação e produção de um livro sobre podcasts para conteúdo editorial. 

O projeto recebeu apoio da Comissão Europeia em março de 2023 e começopu em setembro passado. Ele se chama WePod – We Produce Podcasts (se quiser mais detalhes, clique neste link).  

Trata-se de uma produçao colaborativa transfronteiriças e trata do apoio a coproduções europeias de podcasts jornalísticos e do estudo dos modelos existentes de parcerias transfronteiriças na indústria de podcast. 

Quer dizer, nós aqui do Brasil nao poderemos colaborar, mas podemos perfeitamente acompanhar, aprender com o livro quando ele estiver pronto e, porque não, nos inspirar para produzir algo bem parecido aqui no Brasil também

Abaixo, um guia dos temas e/ou capìtulos que os europeus vao fazer lá e que poderíamois copiar aqui: 

  • O papel do jornalismo podcast no Brasil 
  • Treinamento de habilidades para se tornar um podcaster na área jornalística 
  • Experiências de jornalismo colaborativo em todo o Brasil: colaborações transnacionais entre jornalistas e criadores de podcasts locais/independentes (coproduções, adaptações, traduções) 
  • Como tratar notícias e jornalismo sonoro: como os ouvintes estão desenvolvendo habilidades de compreensão de áudio, escuta crítica e avaliação de informações? 
  • Como os podcasts de notícias conquistam seu público-alvo?  
  • Como isso muda de acordo com o formato? 
  • Como o jornalismo de podcast impacta o crescimento do consumo de notícias nas gerações Millennials e Geraçao Z? 
  • Quais são os modelos de negócios existentes (ligados a podcasts de notícias)?  
  • Podem os grandes e pequenos publisher (empresas de comunicaçao) cooperar? 
  • Existem modelos de negócios sustentáveis ​​para criadores de podcasts de notícias? 
  • O impacto do jornalismo podcast na luta contra a desinformação; qual é a sua contribuição em comparação com outras mídias? Os podcasts de notícias são mais confiáveis? 
  • Questões de gênero no contexto do jornalismo podcast 
  • Manter padrões éticos e navegar nos quadros regulamentares em podcasts de notícias: questões de precisão e verificação de factos, transparência e divulgação, padrões éticos em entrevistas, privacidade e consentimento, regulação de conteúdos, desinformação, publicidade e patrocínio, propriedade intelectual, licenciamento, plágio 
  • A relação entre o jornalismo baseado em podcast e outras mídias. 



13 ideias de Publicidade Local e por que o seu mercado local é Importante

Financiamento para o jornalismo local

Estas não são ideias para você, veículo de comunicaçao. São argumentos e ideias para você apresentar aos seus anunciantes. 

A publicidade local é importante porque apresenta uma oportunidade de expandir a sua base de clientes e aumentar a fidelidade à marca, o que pode levar a receitas elevadas. Além de fortalecer suas localizações existentes, construir relacionamentos com os clientes por meio da publicidade também pode ajudá-lo a expandir sua empresa, ensinando-lhe como ouvir e responder às necessidades dos clientes. Você pode alcançar mais consumidores no seu mercado local com anúncios baseados em raio, direcionando usuários móveis dentro de uma área geográfica específica que você pode especificar. 

Se você faz parte da equipe de marketing da sua empresa ou está ajudando nos esforços de publicidade, considere estas ideias para anunciar o seu negócio para clientes locais: 

  1. Conteúdo em vídeo

O aspecto visual do conteúdo em vídeo torna-o uma forma envolvente de publicitar o seu negócio localmente. Você pode realizar esquetes ou gravar vídeos informativos sobre seus produtos e serviços para aumentar a conscientização sobre suas ofertas. Tente postar seus vídeos online ou considere comprar um espaço comercial para veiculação junto às notícias locais. 

  1. Anúncios em redes sociais

As redes sociais permitem que as empresas criem campanhas publicitárias a partir de suas contas de mídia social. Usando as configurações de campanha desses produtos, você pode criar anúncios direcionados para usuários de redes sociais dentro de um raio designado a partir do seu negócio. Com os anúncios em redes sociais, é importante escrever um texto convincente ou usar imagens interessantes para convencer os consumidores a clicarem no seu anúncio. 

  1. Anúncios móveis

Usando serviços de publicidade de motores de busca, você pode criar anúncios para o seu negócio aparecer nos dispositivos móveis dos usuários. Os serviços de publicidade com motores de busca mostram anúncios quando os usuários estão próximos a um negócio ou realizando buscas online relacionadas ao seu negócio. Como você pode especificar um raio para esses anúncios, é possível direcionar públicos específicos com anúncios móveis. 

  1. Páginas de destino exclusivas (landing pages)

Uma página de destino é um site para o qual um anúncio online redireciona quando um usuário clica em um anúncio. É útil criar páginas de destino exclusivas para cada anúncio online que você criar, seja com motores de busca ou redes sociais, pois isso permite fazer ofertas exclusivas para clientes com base onde eles veem o seu anúncio. Por exemplo, você pode direcionar um anúncio em redes sociais para estudantes do ensino médio e fazer da página de destino um desconto para alunos com boas notas. Páginas de destino exclusivas também podem ajudar a rastrear a eficácia dos seus anúncios em diferentes plataformas de mídia social. 

  1. Avaliações dos clientes

As avaliações dos clientes são ótimas para publicidade local porque as opiniões podem influenciar outros consumidores a experimentarem os produtos ou serviços de um negócio. Você pode apresentar avaliações nas suas redes sociais, site ou num mural comunitário na sua loja. Usar avaliações de clientes na sua publicidade é uma boa maneira de interagir com os clientes e construir um relacionamento com eles. 

  1. Anúncios em terceira pessoa

Um anúncio em terceira pessoa utiliza texto que fala sobre a sua empresa como se o anúncio fosse de uma terceira parte (outro autor ou emissor). Ao redigir um anúncio em terceira pessoa, você pode usar avaliações de clientes ou falar sobre o seu negócio com a perspectiva de um estranho. Isso funciona de maneira semelhante ao uso de avaliações de clientes e pode ser eficaz com consumidores que talvez confiem mais na opinião de outra pessoa sobre uma empresa do que na própria empresa. 

  1. Anúncios apenas para chamadas telefônicas

Anúncios apenas para chamadas telefônicas convidam os consumidores a ligarem para o seu negócio para receberem uma oferta especial mencionada no anúncio ou para saberem mais sobre o seu serviço. Isso ajuda a desenvolver leads e permite que você interaja diretamente com o consumidor, o que pode aumentar suas chances de fazer uma venda. Os anúncios apenas para chamadas podem ser online, impressos ou em sinais de beira de estrada. 

  1. Concursos para os clientes

Organizar um concurso para interagir com os clientes pode atraí-los para o seu negócio. Seu concurso pode oferecer um produto ou serviço como prêmio para que você possa anunciar os produtos do seu negócio. Considere criar um concurso que interesse ao seu público-alvo. Por exemplo, se você tem uma loja de brinquedos, pode fazer um concurso de desenhos para atrair crianças, levando seus pais a fazer uma compra. 

  1. Hashtags personalizados

Criar um hashtag personalizado para o seu negócio ajuda na publicidade nas redes sociais e aumenta o reconhecimento da marca. Os clientes podem usar seu hashtag para avaliar seus produtos ou negócio e isso ajuda a alcançar outros consumidores. Você também pode rastrear quem está falando sobre o seu negócio com um hashtag e fazer ofertas exclusivas para esses usuários. Por exemplo, um café pode criar um hashtag de negócio como #DesperteComCafé. O café e seus clientes podem usar o hashtag para postar fotos deles com seus pedidos de café, o que pode aumentar a visibilidade online do negócio. 

  1. Postagens em redes sociais

Usar as redes sociais é uma maneira econômica de anunciar o seu negócio, porque você pode ter uma conta de mídia social gratuita. Publicar conteúdo frequentemente pode aumentar o número de visualizações e interações de usuários que você recebe online. As interações podem ajudar a formar relacionamentos com os consumidores e influenciá-los a visitar o seu negócio. 

  1. Influenciadores locais

Influenciadores na sua área podem ajudar a alcançar mais consumidores endossando o seu negócio e contando à sua comunidade de seguidores sobre os seus produtos. Ter uma pessoa familiar falando sobre o seu negócio pode ajudar a ganhar confiança e construir relacionamentos com os clientes locais. Para se associar a um influenciador, é útil encontrá-los através da sua comunidade e fazer uma oferta para compensá-los por promover os seus produtos. Por exemplo, muitas empresas dão produtos gratuitos aos influenciadores e pagam-lhes para criar conteúdo com o seu produto. 

  1. Patrocínios de equipes locais

Patrocinar uma equipe esportiva ou organização local ajuda a divulgar o nome do seu negócio e aumenta o reconhecimento da marca. Você pode mostrar o patrocínio de uma organização comprando suprimentos que eles precisam ou oferecendo um desconto. Por exemplo, um negócio pode comprar os uniformes de uma equipe local para ter o nome do negócio na equipe ou ter o logo na camiseta. 

  1. Patrocínios de eventos locais

Você também pode patrocinar eventos locais para divulgar o seu negócio e contribuir de forma positiva para a imagem da sua marca. Patrocinar eventos relacionados ao seu negócio pode ser uma maneira eficaz de alcançar seu público-alvo. Por exemplo, se você possui uma loja de suprimentos para artesanato, patrocinar uma feira de artesanato aumenta o reconhecimento da marca com pessoas que podem querer os seus produtos. 


3 É DEMAIS

Três dicas ou informações que você precisa ler. 

  1. FSB Holding lança guia de fontes negras e indígenas enquanto a CP+B atualiza o guia de profissionais negros para o mercado publicitário: leia aqui nesta matéria do Meio & Mensagem 
  2. Música do Futuro: Youtube reúne artistas para criar modelo de voz com Inteligência Artificial: Leia aqui nesta matéria do Adnews. 
  3. Guia de como produzir qualquer conteúdo online da Universidade de Harvard: O Guia foi criado pra orientar quem deseja produzir conteúdo para a Biblioteca Harvard online, mas é na verdade um guia extremamente util para qualquer pessoa ou empresa que deseje produzir conteùdos online: clique e aprenda aqui. 

Leia também – Tem como o anunciante nacional anunciar no veículo local? Tem.




NOTAS DO FUNDADOR


O mundo ainda precisa de nós

A cada hora que passa, uma nova ferramenta surge na carona da revolucionária inteligência artificial regenerativa. E quer sabet? Tá tudo bem!

O mundo ainda precisa de mentes e corações inquietos e empreendedores. Mãos, talvez, a gente precisará cada vez menos pois os computadores seguem fazendo artes e peripécias surpreendentes.

Mas e o que será de nós, comunicadores? Produtores, redatores, fotógrafos, repórteres, apresentadores, profissionais de mídia, analistas de dados?

Há cerca de cinco anos tenho dito aos colaboradores da Alright e outras lideranças que nosso papel é a de construção de algoritmos. Agora, atualizando meu discurso, somos construtores de Prompts.

A capacidade da máquina para processar, analisar, fazer pesquisas e saber a resposta certa ou apontar caminhos é infinitamente maior que a de um punhado de esforçados.

Que bom! Vai sobrar mais tempo pra gente desempenhar nosso real valor na sociedade, na empresa ou dentro da nossa casa.

Contrate o robô 🤖 e dê asas aos times. Desafie-se pois se ficar fazendo o mesmo de sempre vai estar muito mais perto de ser substituído.

Pyr Marcondes

Pyr Marcondes

Senior Partner @ Pipeline Capital, Founder CEO da Macuco Tech Ventures, investidor, advisor, autor e palestrante.

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