O Brasil não é os Estados Unidos. Nem o mercado deles é o nosso. Mas muito do que ocorre lá, depois de algum tempo, ao menos enquanto referência, acaba indicando tendências por aqui.
Reproduzo abaixo resultados de um estudo do Consórcio Nacional de Mídia norte americano, neste caso, com notícia boa para a mídia local deles lá, e nós torcendo que se repita aqui em breve também.
A Pesquisa de Insights da Indústria de Mídia Local, que se repete anualmente, perguntou a profissionais dessa indústria sobre a situação presente do mercado e as perspectivas para 2024.
O estudo, realizado de 11 a 15 de setembro de 2023, foi aberto para membros e não membros do Consórcio de Mídia Local. Os respondentes incluíram executivos de alto escalão, vendas, marketing, operações, TI e outros profissionais empregados por jornais locais, emissoras e lojas de notícias online em toda a América do Norte e Porto Rico.
Vamos alguns resultados que impactaram a mídia local.
Quase metade dos respondentes da mídia local (49%) relataram que a receita com publicidade digital aumentou em 2023 em comparação com o ano anterior, com 21% afirmando que estava estagnada e 19% relatando uma diminuição na receita de publicidade digital. 44% dos respondentes relataram um aumento na receita do consumidor em relação ao ano anterior, 24% disseram que estava estagnado e 7% viram uma diminuição.
Olhando para 2024, a maioria (79%) dos profissionais da indústria de mídia local antecipa um aumento na receita digital geral, enquanto apenas 3% esperam uma diminuição no próximo ano.
“É encorajador ver que profissionais da mídia local têm uma perspectiva tão positiva para seus negócios digitais, apesar de muitos desafios na navegação da paisagem digital em constante mudança”, disse Fran Wills, CEO da LMC. “Será interessante observar como a contínua transformação digital, avanços em IA para conteúdo, publicidade e operações, e a próxima eleição impactarão o negócio de notícias locais, que esperamos continuarão desempenhando um papel vital nas comunidades em todo o país.”
Os principais êxitos da mídia local em 2023 foram assinaturas digitais (21%), redesenhos de site/aplicativo (17%), novas ferramentas/tecnologia digital (13%) e vídeo/OTT/CTV (13%) e serviços de agência (13%). Os principais desafios foram recursos/experiência em tecnologia digital (39%), declínios no tráfego do site (25%), declínios na receita de publicidade (20%) e pessoal/treinamento (11%).
A pesquisa descobriu que as categorias de maior prioridade para as lojas de mídia local no próximo ano serão estratégias de monetização de publicidade, crescimento de público e engajamento e dados e insights de público, focando em dados proprietários (first party data) para impulsionar o crescimento da receita tanto do consumidor quanto da publicidade.
Também importante para a mídia local em 2024 será a inovação e diversificação de conteúdo, estratégias de monetização de vídeo, privacidade e conformidade, recrutamento e retenção, e estratégias de conteúdo de vídeo.
Surpreendentemente, apenas 7% dos respondentes listaram IA como a categoria de maior prioridade para o próximo ano.
E embora a IA ainda não seja uma prioridade para as lojas de mídia local, é uma das principais tendências a serem observadas em 2024, com quase metade citando a IA (49%) listada apenas atrás do envolvimento da comunidade (59%) como uma das principais tendências nos radares dos profissionais do setor.
Outras tendências que os jornais locais, emissoras e lojas online estarão observando incluem estratégias de plataformas cruzadas (48%), distribuição de vídeo (29%) e podcasts (17%), bem como adoção de tecnologia VR e AR (4%).
Veja que a IA ainda não está entre as maiores prioridades do mercado lá. Mas não se engane. Com todo o respeito que devemos ter ao estudo e à opinião dos entrevistados, a IA vai crescer muito em 2024. Não coma bola. Veja como usar IA na sua empresa ainda este ano. Se você começar apenas ano que vem, vai comer poeira.
Leia também – Saiba tudo sobre a live “O papel do jornalismo local no combate à desinformação”
Rede Alright: Folha do Mate recebe prêmio por solução inovadora no Combate à Desinformação
A Folha do Mate, parceiro da Rede Alright no Rio Grande do Sul (RS), foi um dos cinco veículos brasileiros contemplados no prêmio do Programa Codesinfo – Fundo de Inovação Contra a Desinformação do Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).
Com uma iniciativa inovadora que já se torna exemplo para outros veículos de notícias locais, a equipe da Folha do Mate foi destaque pelo projeto que propõe atuar de maneira direta e efetiva para combater a desinformação, um desafio cada vez mais complexo no cenário digital atual.
A abordagem é atuar, por meio de um sistema de verificação de fontes das notícias veiculadas no site www.folhadomate.com, identificando os responsáveis pelos conteúdos. “Nossa proposta é atuar onde temos pleno domínio, explicitando a autoridade de nossas fontes e, com isso, fazendo ao mesmo tempo um movimento de valorização dos profissionais de credibilidade”, explica Paula Carvalho, diretora comercial da Folha do Mate sobre a proposta premiada.
O reconhecimento veio como um incentivo ao trabalho dedicado da equipe que está comprometida com a construção de um ambiente informativo confiável. “Mais do que a premiação, ficamos felizes pelo reconhecimento do propósito de nosso projeto, e por contar com o suporte do Projor em seu desenvolvimento”, afirmou Paula sobre a expectativa gerada na equipe ao receber a notícia do prêmio.
Com esse suporte, a Folha do Mate já iniciou o trabalho em colaboração com o Codesinfo. A equipe teve a primeira reunião oficial com representantes do projeto para alinhar demandas e cronogramas. As cinco organizações jornalísticas receberão o investimento de até R$ 100 mil do Fundo de Inovação ao longo do ano de 2024.
“Ter nosso projeto entre os cinco selecionados no país demonstra que estamos trilhando um caminho correto, no qual buscamos um jornalismo propositivo, com responsabilidade e profissionalismo, atuando pelo desenvolvimento das comunidades onde atuamos, com ética e transparência”, comenta Paula.
3 É DEMAIS
Três notícias ou conteúdos importantes, que você pode não ter lido.
- Google adia bloqueio dos cookies de terceiros para 2025 e tenta acordo com anunciantes e órgãos regulatórios. Mais informações aqui.
- Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está com inscrições abertas até dia 08/05 para curso de verificação e checagem de fatos nas eleições municipais com ênfase em IA. Uma excelente oportunidade neste link.
- Entenda aqui os limites éticos e a interação entre jornalismo e produção de conteúdo gerado pela audiência no caso do idoso levado morto ao banco.
Moldando o futuro
A Alright divulgou, no dia 28 de abril, seu novo manifesto que anuncia a jornada rumo à transformação dos desertos de informação em poderosos Oásis de Notícias. A comunicação vai ao encontro direto de quem empreende, produz e acredita no poder do jornalismo local e das notícias que nascem e circulam para as diversas comunidades do Brasil.
Por acreditar no protagonismo e poder das pessoas em coletividade, aliado à tecnologia e inovação, a Alright anuncia esse novo passo no agora para criar um futuro mais próspero. O manifesto revela todo o trabalho de pesquisa e o esforço que a Alright dedica para quebrar barreiras e promover um ecossistema de mídia justo, transparente e inclusivo.
Com um time de verdadeiros agentes de mudança, a Alright manifesta uma visão otimista e propositiva entre a informação, o mercado e as pessoas para impulsionar mudanças positivas em escala global.
Confira o manifesto nas nossas redes sociais e na versão ampliada em: www.alright.com.br/oasis/
É a vez dos Oásis de Notícias!
Está disponível a gravação da live “Seja um Poderoso Oásis de Notícias”, realizada pelo time da Alright no dia 30 de abril pelo canal no YouTube. O evento foi marcado por exemplos e propostas de potencialização dos Oásis de Notícias pelo Brasil no enfrentamento aos desertos de informação.
“Nosso propósito, a partir da ideia de impulsionar comunidades, é gerar impacto positivo e fazer com que, juntos, os veículos de notícias se digitalizem e se tornem negócios digitais de sucesso”, declarou Domingos Secco, fundador da Alright, logo no início do evento.
As conexões valiosas, as ações de geração e aumento de receita com mídia e publicidade, as propostas do time Alright para os veículos especializados e de notícias locais e regionais, monetização e produção de conteúdo, a importância da identidade e fortalecimento das marcas foram alguns dos tópicos abordados durante a transmissão.
Participaram como convidados da live: Rafael Duarte, do Portal Saiba Mais; Dilton Coutinho, do Portal Acorda Cidade; Natália Pandolfo, Líder Comercial na Alright; Thaynara Santos, Líder de Retenção na Alright; Léo Becker, Líder de Criação e responsável pelo conceito visual da Alright; Nando Martins, da Plau Design.
Assista a gravação da live “Seja um Poderoso Oásis de Notícias”.