A inteligência artificial (IA) se apresenta como uma ferramenta poderosa para o jornalismo, capaz de automatizar tarefas repetitivas, auxiliar na apuração de dados e até mesmo gerar conteúdo editorial.
No entanto, a integração da IA no processo de produção de conteúdo também traz consigo desafios, especialmente no que se refere à produção de pautas que contemplem valores ESG (ambiental, social e governança), diversidade e inclusão.
Se a ideia é melhorar práticas, indicadores e estar em consonância com o pensamento mais atual das funções do jornalismo para a sociedade, é imprescindível o fator humano nesse processo.
ESG: por que o tema é importante para o Jornalismo?
ESG é uma sigla que representa três pilares fundamentais de práticas sustentáveis e responsáveis:
- Environmental (Ambiental): Refere-se às práticas de uma organização em relação ao meio ambiente. Empresas comprometidas com o pilar ambiental buscam implementar e reproduzir práticas sustentáveis.
- Social (Social): Envolve as relações e o impacto de uma organização na sociedade. Isso abrange desde as condições de trabalho e direitos humanos até o engajamento com a comunidade e a diversidade e inclusão dentro da empresa. O pilar social foca em tratar todas as partes interessadas de maneira justa e responsável.
3.Governance (Governança): Diz respeito à forma como uma organização é administrada. Isso inclui a transparência, a ética nos negócios, a gestão de riscos e a conformidade com as leis e regulamentos. Uma boa governança garante que a empresa seja gerida de maneira ética e com responsabilidade.
Adotar práticas ESG ajuda as organizações de mídia a manterem altos padrões de integridade e transparência, aumentando a confiança do público em suas reportagens que também devem seguir essa tendência em seu modelo editorial.
Não se trata apenas de um conjunto de boas práticas; é uma abordagem essencial para o jornalismo que deseja ser relevante, confiável e responsável.
Trato, a seguir, sobre como o tema se relaciona ao uso da IA.
Desafio do Viés Algorítmico
O viés algorítmico é um dos principais desafios na utilização da IA no jornalismo. Algoritmos de IA podem perpetuar determinados posicionamentos existentes na sociedade, levando à produção de pautas que excluem ou sub-representam grupos minoritários.
Por exemplo, uma IA treinada com dados predominantemente de fontes ocidentais pode negligenciar questões importantes em países em desenvolvimento ou em comunidades marginalizadas.
Outros exemplos desse perigo têm a ver com as questões raciais. Um algoritmo pode levar a índices distorcidos ou fora de contextos sobre criminalização, estigmas de pobreza e preconceitos quanto à cultura das comunidades, implicando em reprodução de violências e diminuição da representatividade desses grupos.
Desafio da Falta de Representatividade
Os conjuntos de dados utilizados para treinar os algoritmos de IA podem não ser suficientemente representativos da diversidade da sociedade, o que pode levar à geração de pautas que não refletem a realidade de forma abrangente. É importante que o jornalismo utilize de conjuntos de dados de diferentes fontes e busquem pautas que representem diferentes grupos sociais.
Isso se dá na diversificação de fontes consultadas, no conhecimento das comunidades e territórios, na proximidade com os fatos e acontecimentos. Todos são fatores que ganham com a presença e fortalecimento do jornalismo local – é importante ressaltar.
Se um algoritmo é treinado apenas com dados de grandes cidades, ele pode ignorar ou sub-representar problemas e histórias relevantes em áreas rurais ou em espaços distantes das regiões centrais em capitais, por exemplo. Isso pode resultar em uma cobertura jornalística que não aborda adequadamente as questões, dilemas e demandas da população.
Desafios Éticos
O uso da IA no jornalismo levanta questões éticas importantes, como a privacidade dos indivíduos e a utilização de dados pessoais. É fundamental que os jornalistas estejam cientes dessas questões e adotem medidas para garantir a proteção dos dados e a privacidade das pessoas.
Em um cenário onde a IA se integra ao jornalismo ESG, a revisão humana se torna um pilar fundamental para garantir a qualidade e a confiabilidade da informação. Apesar do contexto negativo que paira sobre a IA, com a proliferação de práticas que se apresentam como ESG mas são questionáveis, a revisão humana surge como um farol de esperança, assegurando a veracidade e a confiabilidade do conteúdo.
A integração da IA no jornalismo apresenta desafios significativos, especialmente em relação à produção de pautas ESG, diversidade e inclusão. O recado para jornalistas e editores é que estejam atentos aos vieses algorítmicos, utilizem conjuntos de dados representativos e abordem questões éticas com seriedade.
A revisão humana desempenha um papel de garantir que a IA seja usada de maneira responsável e eficaz, promovendo um jornalismo que verdadeiramente reflete a diversidade e os valores ESG da sociedade. As boas práticas jornalísticas e a qualidade editorial são as bases valiosas dessa discussão.