O ano de 2024 no Brasil, com as eleições municipais que ocorrerão em outubro, vem desafiando as diferentes organizações jornalísticas e suas propostas de cobertura. Junto com a expectativa por mudanças e novos rumos, a democracia contemporânea enfrenta o problema da desinformação. Em um cenário onde informações falsas e manipuladas circulam com velocidade, iniciativas de checagem de fatos tornam-se essenciais para garantir que o eleitorado tenha acesso a informações corretas e seguras.
Neste contexto, surge a parceria entre o Site Avoador e a COAR Notícias que se destaca como um exemplo de cooperação jornalística voltada para o enfrentamento da desinformação nas eleições municipais, especialmente na região nordeste do país. Essa colaboração visa checar conteúdos duvidosos, mentirosos e descontextualizados, com o objetivo de oferecer aos eleitores um jornalismo comprometido com a verdade, a ética e a apuração cuidadosa dos fatos.
A COAR Notícias, criada em março de 2020, tem se destacado como referência na luta contra a desinformação com foco regional. Com a parceria do Avoador, veículo de comunicação comprometido com a cobertura das eleições municipais da terceira maior cidade da Bahia, Vitória da Conquista, o trabalho promete ser intensificado em esforços para garantir que os eleitores tenham acesso a informações precisas e confiáveis.
Outra iniciativa anunciada para o ano de 2024 no combate à desinformação nas eleições de 2024 é o programa “Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições”, coordenado pela Énois Laboratório de Jornalismo. Com o apoio da Google News Initiative, este programa reúne: Agência Lume (RJ), Carta Amazônia (PA), Carrapicho Virtual (BA), Com_Texto (MT), Correio do Lavrado (RR), Olhos Jornalismo (AL), Nonada Jornalismo (RS), Teatrine TV (MS), Transmídia (SP) e Sul21 (RS). Ainda, o projeto conta com o apoio da Agência Lupa, Agência Tatu, do Desinformante e do Reocupa.
O projeto destaca que a desinformação atinge severamente as populações periféricas, onde 89% das pessoas já foram vítimas de fake news, segundo o Instituto Data Favela. O programa visa fortalecer as redações locais, capacitando-as para identificar e combater a desinformação em suas comunidades. O foco do programa está na checagem de notícias falsas disseminadas via WhatsApp, plataforma amplamente utilizada em todo o país.
O combate à desinformação nas eleições de 2024 é um desafio que exige a cooperação e a articulação de diversas frentes. À medida que o primeiro turno das eleições se aproxima, em 6 de outubro, é essencial que os eleitores estejam atentos e bem informados, contando com o trabalho especializado de iniciativas que, como essas, estão comprometidas com a verdade e a integridade do processo eleitoral.