“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, dizia minha avó, com sábia razão popular. Grandes plataformas tecnológicas como Meta, TikTok, Apple e Google estão desenvolvendo soluções e serviços para apoiar o jornalismo local.
Mas por quê?
Há motivos reputacionais e de marketing, de imagem, good brand awareness. Política de boa vizinhança, diria meu avô, conhecedor de práticas internacionais de negócios.
Há também motivos mercadológicos e jurídicos. Há razões sociais. Agora tudo somado a motivos tecnológicos.
Explico e exemplifico melhor cada um deles abaixo.
Não acho que seja esmola. Mas acho que devemos entender objetivamente o assunto.
1. Pressão reguladora e reputacional no jornalismo local
Governos em várias partes do mundo estão exigindo que as grandes empresas de tecnologia contribuam financeiramente para a sustentabilidade do jornalismo, especialmente em nível local. Isso é evidente em países como Austrália, Canadá e União Europeia, onde legislações foram introduzidas para que essas plataformas compartilhem receitas com produtores de conteúdo jornalístico. Essas iniciativas buscam evitar que o ecossistema informativo local se deteriore ainda mais.
2. Fortalecimento do ecossistema de informação
O jornalismo local desempenha um papel vital na democracia, fornecendo informações relevantes para as comunidades, como notícias sobre saúde, educação, política e eventos locais. Ao apoiar o jornalismo local, essas plataformas ajudam a fortalecer a confiança na informação e a combater a desinformação, que frequentemente prospera na ausência de fontes confiáveis.
3. Relacionamento do jornalismo local com produtores de conteúdo
Apoiar o jornalismo local permite que as plataformas mantenham uma boa relação com os produtores de conteúdo, que são fundamentais para alimentar seus serviços com notícias e engajar os usuários. Por meio de parcerias, programas de financiamento e treinamento, elas fortalecem esses laços.
4. Diversificação de conteúdo e retenção de usuários
As plataformas se beneficiam diretamente ao oferecer conteúdo relevante e hiperlocal para seus usuários. Esse tipo de conteúdo aumenta o engajamento e mantém as pessoas mais tempo nas plataformas, já que atende às necessidades informativas específicas de suas comunidades.
5. Inovação e testes de novas soluções
Os programas para jornalismo local também servem como campo de teste para tecnologias e formatos inovadores (campo de treino para AI), como automação na produção de notícias, ferramentas de verificação de fatos, e distribuição otimizada de conteúdo.
6. Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no jornalismo local
Apoiar o jornalismo local também faz parte de um esforço de responsabilidade social corporativa. As empresas buscam melhorar sua imagem pública, especialmente diante das críticas de que contribuíram para a crise no setor de notícias ao absorver grande parte das receitas publicitárias que antes eram destinadas aos veículos jornalísticos.
Exemplos de iniciativas para o jornalismo local:
Google destaques
● Programa que remunera produtores de conteúdo jornalístico pela curadoria e licenciamento de notícias4.
● Presente em mais de 24 países, com mais de 2.500 empresas jornalísticas participantes no mundo4.
● No Brasil, já conta com mais de 170 organizações parceiras em todas as regiões do país4.
GNI Startups Lab
● Programa de aceleração de startups de jornalismo4.
● Em 2023, selecionou 15 projetos para participar no Brasil4.
● Oferece workshops, mentorias remotas e uma semana de design sprint presencial6.
GNI Local Lab
● Apoiou cerca de 100 organizações de pequeno e médio porte que produzem conteúdo noticioso local4.
● Ofereceu consultoria, capacitação e implementação técnica por 9 meses4.
Laboratório de Sustentabilidade da GNI
● Programa inédito no mundo para apoiar veículos e criadores dedicados à cobertura ambiental e divulgação científica4.
● 40 veículos e criadores selecionados participaram de treinamentos e workshops4.
Outras iniciativas do Google
● Patrocínio de eventos como o Festival Piauí de Jornalismo e o Festival 3i4.
● Financiamento de pesquisas como o Atlas da Notícia5.
● Oferta de ferramentas como o Pinpoint para análise de grandes volumes de dados5.
Apple News Partner Program
● Lançado em 2021 para ampliar a colaboração e o apoio da Apple ao jornalismo3.
● Oferece taxa de comissão reduzida (15%) por assinaturas qualificadas adquiridas dentro do app3.
● Disponível para noticiários por assinatura que divulgam conteúdo em Apple News Format3.
Facebook (Meta)
● Investiu US$ 300 milhões para fomentar o jornalismo local1.
● Oferece recursos através de organizações filantrópicas, como mencionado na pesquisa da
TikTok
● Parcerias com jornalistas para estimular a produção de conteúdos locais e educativos na plataforma.