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Agência Lupa apresenta inovações para Cobertura Eleitoral com mais Tecnologia e Educação Midiática

A Agência Lupa lançou novas iniciativas para sua cobertura eleitoral, incluindo newsletters regionais, checagens ao vivo, e o aprimoramento do sistema de monitoramento LupaScan com IA. Também lançará materiais educativos e formará parcerias para combater a desinformação nas eleições.

Agência Lupa apresenta inovações para Cobertura Eleitoral com mais Tecnologia e Educação Midiática

A Agência Lupa lançou novas iniciativas para sua cobertura eleitoral, incluindo newsletters regionais, checagens ao vivo, e o aprimoramento do sistema de monitoramento LupaScan com IA. Também lançará materiais educativos e formará parcerias para combater a desinformação nas eleições.

“Toda a nossa cobertura eleitoral é desenvolvida a partir dos nossos princípios de precisão, transparência e apartidarismo. Vamos para mais uma eleição certos de que construímos, até aqui, um relacionamento de confiança com a nossa audiência e tudo que planejamos está direcionado a levar informação de qualidade a essa audiência, independentemente do formato ao qual ela está acostumada. Nosso principal objetivo é que quem nos acompanha se sinta bem informado para tomar as decisões importantes que o momento eleitoral pede”.

A declaração acima, da diretora-executiva Natália Leal, foi divulgada pela Agência Lupa para anunciar as novidades para a quinta cobertura eleitoral da iniciativa, que atua com foco em combater os conteúdos falsos.

Para este ano, o trabalho da Lupa terá novos formatos de distribuição de conteúdo. Serão cerca de 30 profissionais atuando nas áreas de Jornalismo, Educação, Produto, Audiência & Engajamento e Administrativo.

Para eleitores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a Lupa preparou a Ebulição. São newsletters (para assinar: https://lupanewsletter.substack.com/subscribe) que irão mostrar os assuntos mais comentados em grupos públicos do WhatsApp e do Telegram sobre as eleições no Rio (segunda e quarta-feira) e em São Paulo (terça e quinta-feira).

O produto é feito em parceria com a Palver, que desenvolveu uma ferramenta de social listening de mesmo nome que também enxerga conteúdos do YouTube, TikTok e X.

Além desse novo produto, a Lupa continuará atuando com checagens ao vivo nos debates eleitorais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os conteúdos checados serão publicados no site, redes sociais e distribuídos em aplicativos de vídeos curtos.

A estratégia também envolve distribuição de conteúdo de educação midiática contra a desinformação.

“Nessas coberturas ao vivo, a Lupa prevê parcerias com outros meios de comunicação, como forma de ampliar seu alcance. No início de junho, por exemplo, foram feitas as checagens das sabatinas promovidas pelo Canal My News com os candidatos a prefeito de São Paulo”, informou a Agência.

O projeto Eu Informo!, uma parceria da Lupa com a ONG Redes Cordiais, levará para rádios comunitárias de lugares classificados como “desertos ou quase desertos de notícias” os conteúdos de checagem em formato de áudio. A veiculação poderá ser feito de forma gratuita nas programações.

Ainda em termos de aproximação com as comunidades, a Lupa vai acompanhar criadores de conteúdo digital para certificação do que é divulgado e para fortalecer a atuação no combate aos efeitos da desinformação.

Sistemas de monitoramento estão sendo ampliados como o LupaScan, pensado e desenvolvido para encontrar desinformação e discurso de ódio. Em 2024, a ferramenta terá novas funcionalidades chegando a mais grupos de políticos monitorados, novos dashboards e visualizações exclusivas sobre assuntos em destaque. Será utilizada inteligência artificial para reconhecimento facial em imagem, além da transcrição em tempo real. A nova fase de desenvolvimento é resultado de uma parceria com a Google News Initiative.

A Agência Lupa prevê ainda um material sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e os lançamentos dos produtos Manual do 1º voto Manual de sobrevivência eleitoral. “O primeiro documento, focado no público que votará pela primeira vez em 2024, traz conteúdo detalhado sobre essa experiência, além de alertar para informações falsas que circulam com foco nessa faixa etária. O segundo manual indica como manter conversas saudáveis no período de campanha, diante de cenários de forte polarização política e em meio à proliferação de discurso de ódio ou desinformação”.

Outro projeto, o IAgora?, foi anunciado como um jogo online baseado na teoria da inoculação — estudada pelas universidades de Bristol e Cambridge. “O objetivo do projeto é desenvolver a capacidade de identificação de técnicas desinformativas e de vieses cognitivos, além de aumentar a percepção dos usuários de redes sociais sobre o uso de informações falsas e de inteligência artificial em campanhas eleitorais”. O desenvolvimento do jogo é uma parceria da Lupa com a ONG AppCívico e com o Politize!.

Ohana Luize

Ohana Luize

Editora de conteúdo na Aurora News, atua na assessoria de imprensa e no time de marketing da Alright. Jornalista e Relações Públicas com mestrado em Comunicação, está cursando pós-graduação em Educomunicação e Tecnologia. Desde 2014, trabalha em assessoria de comunicação e imprensa para empresas públicas, privadas e do terceiro setor.

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