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Vamos ter um ano bom para a publicidade em 2024

Vamos ter um ano bom para a publicidade em 2024

Pesquisa da empresa especializada Forrester indica que as expectativas das companhias que investem em mídia e publicidade são otimistas para 2024.

Há um clima de retomada da confiança no ar, que, espera-se, seja concretizado em investimentos efetivos em publicidade em 2024.

Parte dessas esperanças renovadas se fundamentam nos positivos indicadores econômicos que começam a aparecer em todo o mundo, no Brasil também. A outra parte se deve às expectativas otimistas nos avanços que a Inteligência Artificial Generativa pode trazer para o setor.

O que esperar da publicidade em 2024

Como diz parte do relatório da Forrester … “As equipes de marketing B2C estão prontas para “sacudir” os últimos anos, depois de terem sido limitadas por uma pandemia global e mergulhadas em incertezas econômicas. Com a maior parte disso ficando para trás, os CMOs entrarão em 2024 com otimismo em relação aos parceiros de mídia de sempre, prontos para construir, testar e aprender. A Forrester antecipa um ano em que a publicidade investirá em parceiros de mídia comprovados”.

Vamos ter um ano bom para a publicidade em 2024

Do lado da economia, um dos indicadores que mais mexeu e influenciou positivamente o mercado foi a decisão do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, de manter estável as taxas de juros básicas da economia norte-americana.

Isso significa controle da inflação.

No comunicado do FED, houve uma mudança sutil, mas significativa mudança na descrição do ritmo de crescimento econômico do País, que foi atualizado de “sólido” para “forte”, refletindo os dados econômicos positivos divulgados desde a reunião de setembro.

No Brasil, o COPOM, Comitê de Política Econômica, foi na mesma direção, mas avançando até um pouco mais, ao reduzir, em seu último comunicado, em 50 pontos percentuais, a SELIC, Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que orienta a taxa básica de juros no País. Essa taxa continua altíssima, em 12,5%, mas a tendência e o viés de baixa é que revigoram os ânimos dos agentes econômicos. A tendência é que a baixa nesse indicador continue nos próximos meses.

Vamos ter um ano bom para a publicidade em 2024

Já no que diz respeito a Inteligência Artificial Generativa, os responsáveis pelos investimentos em publicidade e mídia estão rapidamente redefinindo os padrões de velocidade, eficiência e qualidade em uma ampla gama de tarefas de marketing. Eles também veem oportunidades para a GenAI ajudar suas empresas a lançar novos produtos e implementar novos modelos de negócios.

O cenário para 2024 é, portanto, animador. Hora de criar produtos e estratégias para aproveitar essa oportunidade. E não se esqueça de tentar aprender e entender mais e mais sobre Inteligência Artificial.

Três dicas para você encontrar influencers que contribuam para o seu editorial na sua região

Vamos ter um ano bom para a publicidade em 2024

  1. Pesquisa em Redes Sociais Locais: Utilize plataformas de redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook, para pesquisar por hashtags e geolocalização relacionadas à sua região. Isso pode ajudá-lo a encontrar influencers locais que estão ativos e engajados na comunidade.
  2. Colaboração com Empresas Locais: Entre em contato com empresas locais que possam estar trabalhando com influencers em sua área. Muitas vezes, as empresas colaboram com influencers para promover seus produtos ou serviços, e essas parcerias podem fornecer informações valiosas para o seu trabalho jornalístico.
  3. Networking e Eventos Locais: Participe de eventos locais, conferências ou grupos de networking relacionados ao seu campo editorial. Isso lhe dará a oportunidade de conhecer pessoalmente influencers locais e estabelecer contatos que podem ser úteis em futuras colaborações jornalísticas.

Lembre-se de verificar a credibilidade e integridade dos influencers antes de colaborar com eles, garantindo que suas fontes sejam confiáveis para o seu trabalho editorial.

ChatGPT ensina como usar o ChatGPT no jornalismo

Vamos ter um ano bom para a publicidade em 2024

O ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para jornalistas de várias maneiras:

  1. Pesquisa de informações: Use o ChatGPT para obter informações de contexto, estatísticas, ou respostas a perguntas específicas relacionadas à sua matéria.
  2. Geração de ideias: Peça ao ChatGPT para gerar ideias para tópicos de matérias, manchetes ou ângulos diferentes para suas reportagens.
  3. Entrevistas simuladas: Pratique entrevistas com o ChatGPT para aprimorar suas habilidades de entrevistador ou para obter respostas fictícias que possam ajudar a planejar suas entrevistas reais.
  4. Revisão e edição: Use o ChatGPT para revisar e editar seus rascunhos de matérias, procurando por erros gramaticais, melhorias de estilo e clareza.
  5. Gerar conteúdo rápido: Se você precisa de uma breve notícia de última hora ou uma atualização, o ChatGPT pode ajudar a gerar texto rapidamente.

No entanto, lembre-se de que o ChatGPT não substitui o julgamento humano, a verificação de fontes ou o processo editorial. Sempre verifique as informações fornecidas pelo modelo e confirme a precisão dos dados antes de publicar qualquer matéria jornalística.


3 É DEMAIS

Três fatos que você precisa saber.

  1. Globo aposta no formato podcast mais do que nunca. Veja aqui, em reportagem do Meio & Mensagem. 
  2. 7 em cada 10 anunciantes satisfeitos com investimentos em Retail Mídia (a mídia que usa os próprios ambientes de compra do varejo como comunicação para estimular a venda de produtos na ponta final do consumo). Veja aqui em matéria do Propmark. 
  3.  Inteligência Artificial estimula 73% mais as vendasVeja aqui em reportagem do Adnews. 

NOTAS DO FUNDADOR

Mudanças no Adsense

O Google acaba de anunciar a mudança definitiva no modelo de pagamento aos publishers pela venda de publicidade em sites.

A partir de agora as veiculações não serão mais pagas por clique mas apenas por impressões. Essa mudança vem sendo aplicada desde 2018 (veja matéria da época aqui) quando a Big Tech anunciou aos seus acionistas que o desenvolvimento do programático exigiria adaptações.

Segundo o Google, os publishers não perceberão oscilações em suas receitas. Vamos ver.

Adsense X Adx

O mundo programático opera 100% baseado em Impressões. Isso é necessário para um leilão mais justo e transparente. Se você ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre Adsense e AdExchange, leia esse conteúdo aqui.

Fábrica de influenciadores

Já imaginou criar um batalhão de influenciadores (virtuais) usando Inteligência Artificial Generativa? Pois é, essa startup pensou e colocou no mercado uma solução que cria “Entidades”.

“Nossa visão vai além de meras interações com chatbots. Nós estamos desenvolvendo entidades que evoluem com suas comunidades de nicho, adaptando-se rapidamente às mudanças do mundo digital”, disse o co-fundador and CEO da 1337 (pronuncia-se Leet), Jenny Dearing

Ficou interessado, leia mais aqui (em inglês).

Pyr Marcondes

Pyr Marcondes

Senior Partner @ Pipeline Capital, Founder CEO da Macuco Tech Ventures, investidor, advisor, autor e palestrante.

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