A cooperação entre veículos de comunicação está transformando a maneira como o jornalismo é praticado, especialmente em tempos de crise. Os valores colaborativos da cobertura jornalística e o respeito à identidade regional ficam evidentes nos depoimentos de diferentes jornalistas e editores que evidenciam como essa cooperação não só enriquece a qualidade da informação, mas também fortalece a confiança do público.
Diversos veículos já perceberam e praticam essas condutas editoriais que fortalecem o setor e a confiança no trabalho entre os veículos.
Para trazer essas reflexões junto à pauta ambiental que tem mobilizado a todos os agentes interessados em conhecer boas práticas jornalísticas, vejamos exemplos recentes sobre a cobertura dos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, com jornalistas de veículos que abordam esses aspectos nas diferentes rotinas e em diferentes regiões do país.
Um assunto de todos
Na recente tragédia climática no Rio Grande do Sul, a colaboração mostrou a importância do jornalismo local. O assunto virou pauta nacional e despertou também o olhar jornalístico de veículos locais de outros estados que entenderam a responsabilidade e o papel da imprensa para que toda a comoção fosse transformada em serviço de informação de qualidade, apoio rápido e coordenado para a população atingida.
A presença de informações locais em outros estados tem sido essencial para demonstrar a capacidade de agregar narrativas humanas e de solidariedade que enriquecem o conteúdo entre os veículos.
Da região de Campinas-SP, por exemplo, o senso de solidariedade com doações voluntárias de mantimentos, água e agasalhos foram histórias que ganharam espaço na pauta do Hora Campinas, veículo local da região. Os conteúdos foram desde relatos de solidariedade da população da cidade paulista para os gaúchos, como matérias e artigos sobre a tragédia, propondo reflexões e soluções para superação.
“Essas histórias podem agregar na pauta dos veículos, pode trazer ideias eventuais para os profissionais da comunicação e também ideias ou insights para os gestores públicos. Então, a colaboração é importante porque você compartilha experiências, agrega conteúdos, reduz a necessidade de produção intelectual e de investimento porque se otimiza esse conteúdo”, explica Marcelo Pereira, editor-chefe do Hora Campinas.
Marcelo confirma que a colaboração já é presente na redação com a presença de colunistas que atuam em um conceito que chama de “ganha-ganha”. “Todos ganham. Quem publica a informação e quem oferece seu conteúdo, porque ele tem a visibilidade e o veículo tem a credibilidade, a respeitabilidade, a audiência, o conteúdo de qualidade”.
Ele também chama a atenção para a manutenção das identidades dos veículos na sobrevivência dos negócios digitais adaptados à realidade e às mudanças dos conceitos das redações. Para isso, ressalta a busca pela originalidade e a combinação correta entre o compartilhamento e a produção de conteúdo próprio.
Já Marcelo Godinho, Diretor do Jornal Atual, da região metropolitana do Rio de Janeiro, lembra que cada veículo de comunicação é uma referência local e está intimamente ligado às dores e necessidades de sua comunidade. Ao colaborar, esses veículos conseguem uma cobertura mais empática e envolvente, criando uma proximidade maior com o leitor.
Ele também reflete sobre os desafios de manter o equilíbrio psicológico das equipes em momentos de grande impacto e enfrentamento de crises como a tragédia no RS.
“A equipe que está diretamente impactada com a tragédia precisa desse equilíbrio. Conseguindo isso, espera-se uma cobertura mais, se assim pode-se dizer, empática, com uma linguagem que tende a ser mais envolvida com o drama local. Dessa forma cria-se uma proximidade maior com o leitor, abrindo caminhos para o fortalecimento da imagem do veículo com seu meio e com aqueles que se sensibilizam com o drama daquela comunidade”.
O Jornal Atual também deu espaço para publicações no site, destaque no perfil do instagram, além de publicações com relatos de moradores do Rio de Janeiro que atuaram como voluntários no RS.
Esses veículos são alguns dos exemplos que estiveram engajados, a partir do início do mês de maio, nas ações #AjudaRS, organizada pela Alright.
A cobertura jornalística e a colaboração entre veículos diretamente impactados pela crise
A rotina dos veículos diretamente impactados pela crise no RS impôs a resiliência impulsionada com a adoção de posturas conjuntas e que estão permitindo uma cobertura mais abrangente e profunda dos acontecimentos. Cada jornalista contribui com sua perspectiva, resultando em reportagens mais completas.
Muitas vezes, recursos como tempo, acesso a fontes e dados são limitados. A colaboração permite o compartilhamento desses recursos, aumentando a eficiência e a qualidade das investigações jornalísticas.
Isso tem ficado evidente em ações como as que estão sendo realizadas por veículos como a Acústica FM e o Porto Alegre 24 Horas, ambos do Rio Grande do Sul.
Com ampla cobertura jornalística e rapidez na divulgação de informações, os veículos são exemplos que têm ampliado a presença na produção de conteúdos em plataformas digitais como o Instagram, onde realizam diversos posts em colaboração (as chamadas Collabs).
Victória Renner, jornalista da Acústica FM, avalia que a colaboração é uma forma de ampliar o alcance das informações e agregar materiais de áreas onde seu veículo não está presente. “Conseguimos agregar materiais de áreas e cidades onde não estamos inseridos, então essa colaboração entre veículos é muito benéfica a nível de estratégia e a nível de entrega para o público final”.
Para Victória, a parceria com veículos sérios garante um filtro de qualidade nas informações, essencial em situações de desastre que exigem agilidade e precisão na entrega das notícias. Além disso, a colaboração facilita a adaptação às mudanças nas formas de consumo de conteúdo, como o crescimento no uso de redes sociais como o Instagram.
“Vejo esse cenário muito propício para o jornalismo digital. Conseguimos nos posicionar muito bem nesse último mês, não só no Facebook, que já era nosso carro chefe como rede social, mas agora também no Instagram, com um crescimento muito significativo. Houve uma mudança na forma de consumo de conteúdo dos nossos seguidores/ouvintes e nos adaptamos para seguir levando informação rápida, precisa, e confiável em um número maior de canais”, explica.
José Carlos Souza, jornalista do Porto Alegre 24 horas, ressalta que a colaboração e a integração de equipes dedicadas à cobertura, verificação e edição de informações, bem como a parceria com fontes locais confiáveis, garantem a veracidade dos dados divulgados.
“Em situações de emergência como as enchentes, onde a rapidez e a precisão são cruciais, a colaboração entre veículos permite que a população receba informações importantes de forma mais rápida e eficiente, ajudando a coordenar ações de ajuda e a prevenir maiores danos”,
Ele acrescenta que a dinâmica de produção e verificação das informações tem sido bastante organizada e colaborativa. “Temos uma equipe dedicada à coleta de informações em campo, outra focada na verificação dos dados recebidos, e um terceiro grupo responsável pela edição e disseminação das notícias. A integração dessas equipes é facilitada pelo uso de ferramentas digitais que permitem a comunicação e a coordenação em tempo real. Além disso, estabelecemos parcerias com fontes locais confiáveis, como autoridades municipais, organizações de socorro e voluntários, que nos ajudam a confirmar a veracidade das informações”.
No aspecto da concorrência entre os veículos, ele acredita que os ganhos que são conquistados com a colaboração são maiores do que qualquer dificuldade de cooperação plena pelo aumento nas oportunidades, confiança do público e qualidade das práticas jornalísticas.
Futuro do jornalismo local
Esses exemplos recentes da cobertura dos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul ilustram como essa prática editorial pode transformar a maneira como as redações trabalham, promovendo um senso de solidariedade e eficiência.
A colaboração entre veículos de comunicação é uma tendência que está redefinindo o jornalismo, especialmente em tempos de crise, ao demonstrar que a cooperação não só enriquece a qualidade da informação, mas também fortalece a confiança do público. É um caminho promissor para fortalecer o setor.