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Colaboração: a receita para gerar novas oportunidades e impulsionar negócios

A colaboração entre empresas, incluindo startups e veículos de comunicação, é essencial para a inovação, superação de desafios e expansão de negócios, destacando a importância de criar e nutrir conexões e associações estratégicas em diversos ambientes.

Colaboração: a receita para gerar novas oportunidades e impulsionar negócios

A colaboração entre empresas, incluindo startups e veículos de comunicação, é essencial para a inovação, superação de desafios e expansão de negócios, destacando a importância de criar e nutrir conexões e associações estratégicas em diversos ambientes.

No ambiente de inovação, a colaboração entre empresas costuma ser regra. Em ecossistemas e hubs que reúnem startups, o fluxo de informações entre as iniciativas é constante, bem como a união para gerar conhecimento, atrair atenção, investimentos, novas parcerias. Ao mesmo tempo em que o sigilo é fundamental na criação de novas soluções de mercado, a própria inovação é fomentada pelas trocas entre empresas.

Para participar de desafios de inovação aberta, por exemplo, é rotina startups de um mesmo hub se unirem para responder às demandas lançadas por grandes empresas. O que é a prática comum no nosso meio, porém, é mais raro em segmentos tradicionais, como o jornalismo local, um público prioritário para nós da Alright.

Poder da Colaboração foi tema da nossa última Tertúlia, em que conversei com o Pyr Marcondes, consultor e um dos grandes nomes da comunicação no país, conhecido por combater o “sozinhismo” – prática de empresas e pessoas que buscam resolver os problemas sozinhas.

E também é tema de capítulo no Guia Alright 2024: Como Transformar Tendências em Ações Práticas. Na minha trajetória como empresário, fundador de startup, a colaboração sempre foi propulsora não apenas do meu desenvolvimento pessoal e profissional, mas também do crescimento do negócio. É uma prática que faz parte do meu dia a dia.

Conto pelo menos três ambientes da minha rotina em que a colaboração é a regra, possibilitando conversas e cooperação com empreendedores e profissionais com outras visões, vivências, talentos. São espaços muitas vezes informais que permitem uma troca horizontal.

Um deles é o próprio Ecosys, que reúne mais de 10 empresas que têm o investidor César Paz como sócio. Para muito além de uma sede física compartilhada, em Porto Alegre, seguimos conectados, os sócios dessas empresas, com reuniões regulares pelo menos a cada 15 dias. A trajetória da Alright como startup também contou com uma passagem pela Endeavor, mais especificamente o programa Sale Up, que nos deixou conectados a uma rede de empreendedores de diferentes setores, na qual partilhamos dicas, experiências, dúvidas, soluções.

Finalmente, a KPTL, gestora do Fundo Criatec 3, investidor da Alright, também proporciona conexões entre os sócios de empresas investidas. Não apenas em talks, encontros e conteúdos formais, mas também em grupos de WhatsApp e ambientes de descontração.

Vejo que essa é uma realidade ainda distante dos veículos de comunicação locais. É claro que incentivamos muito a participação de todos em associações formais. Não apenas do próprio setor, como em outras, que congreguem empresas de diversos setores de cada região, sejam associações comerciais ou outras entidades. Mas também entendemos que as trocas entre empresários e profissionais podem ir muito além do associativismo formal. Para isso, substituir a mentalidade focada em competição e se abrir ao espírito e à prática da cooperação é fundamental.

Exemplos no próprio setor de mídia não faltam, para além das parcerias estratégicas, joint ventures ou outras iniciativas nas quais empresas ou representantes de segmentos competidores se unem para aproveitar sinergias, responder a desafios mútuos, explorar novas oportunidades.

Todos lembramos do consórcio de veículos de imprensa, formado durante a pandemia para apurar com mais agilidade e transparência dados sobre a evolução dos casos de Covid-19. Outro caso que envolve cooperação entre concorrentes é o Projeto Comprova, de combate às fake news, que ameaçam veículos de imprensa e negócios de mídia. A iniciativa não apenas é financiada por dois concorrentes gigantes – Meta (dona do Facebook) e Google -, como conta com participação de diversos veículos concorrentes.

A colaboração também é prática na agência de fact-checking Lupa, como a CEO Natália Leal conta no nosso Guia Alright 2024. E quando, em uma mesma organização, duas empresas concorrem e cooperam ao mesmo tempo?

É o que acontece em um case que tem a mão de outro entrevistado do Guia, o sócio-fundador da RBS Ventures, Maurício Sirotsky Neto, O braço de capital de risco criou dentro do Grupo RBS a empresa Pulso.Creators, do segmento de marketing de influência, um setor que briga por mídia com veículos tradicionais. Ao mesmo tempo que competem, a Pulso e os veículos da RBS cooperam, à medida que pacotes de mídia de influência são ofertados juntamente com os de mídia tradicional pelos times comerciais.

Pode parecer distante da realidade dos veículos locais, mas se trata do contrário. Também no interior, influenciadores locais competem por verba de marketing com rádios, jornais, portais de notícias locais. Uma possibilidade é a aliança, pontual ou estratégica, desses veículos com os influencers. Os primeiros podem agregar credibilidade, profissionalismo, audiência e força de venda. Já os creators, audiência, criatividade e autenticidade. Juntos, podem fazer mais dinheiro do que competindo.

Também a colaboração pode ser chave para o combate aos desertos de notícias, com veículos compartilhando correspondentes em comunidades vizinhas sem cobertura até então, expandindo sua atuação para novas cidades por meio de alianças com players locais, entre outras possibilidades. 

As oportunidades são imensas, mas elas só vão aparecer se os empreendedores, os donos e dirigentes de veículos locais estiverem ativamente nutrindo novas conexões e associações.

Seja com empresários do mesmo ramo ou de outros. Seja no espaço formal de uma entidade ou em outros espaços que reúnem empreendedores. De uma indicação de colaborador para determinada função ou dica sobre o melhor fornecedor de materiais de escritório em um grupo de empreendedores no WhatsApp à formação de alianças estratégicas que mudam negócios e comunidades; tudo começa com a criação e participação em espaços de colaboração.

Vale para startups, grandes empresas ou para qualquer negócio, inclusive portais e veículos de comunicação locais.


3 É DEMAIS

Três notícias ou conteúdos importantes, que você pode não ter lido. 

  1. “Quanto vale uma notícia?”: artigo questiona o papel central em torno da grande imprensa, plataformas de comunicação e governos, junto ao debate sobre reprodução de notícias.
  2. Reportagem especial e multimídia, veiculada pela Agência Mural, revela como é viver em um deserto de notícias. Acesse.
  3. No primeiro trimestre de 2024, o mercado publicitário brasileiro cresceu 23,1%, alcançando R$ 4,573 bilhões em compra de mídia, segundo o Cenp-Meios. A internet cresceu com participação de 36,3% no bolo publicitário. Entenda os números da pesquisa.


Garanta sua vaga na live “Empreendedorismo coletivo e criativo: colaboração entre veículos de jornalismo local”

A live de junho da Alright apresenta o tema “Empreendedorismo coletivo e criativo: como criar redes de colaboração entre veículos de jornalismo local” em 18 de junho, às 10h, com transmissão pelo canal no YouTube. O evento discutirá a colaboração entre veículos de jornalismo local, abordando benefícios e desafios da cooperação, redes de colaboração, compartilhamento de recursos, e redução de custos.

Nomes de convidadas já confirmadas: Elaine Silva (Alma Preta Jornalismo), Maiá Menezes (vice-presidente da Abraji), Jayanne Rodrigues (Rede Cajueira, repórter do Estadão) e Marlise Viegas Brenol (jornalista, pesquisadora e professora)

Serão exploradas ferramentas de co-criação de conteúdo, edição colaborativa, distribuição conjunta de notícias, e modelos de financiamento colaborativo. Também serão discutidas estratégias para envolver o público e utilizar mídias sociais e eventos comunitários, além de tendências e a visão de longo prazo para o jornalismo local colaborativo.

Inscreva-se agora mesmo!


Seja um Oásis de Notícias

A Alright esteve na 28ª edição do Congresso da Associação dos Jornais do Interior do Paraná (@adjoriparana), em Foz do Iguaçu – PR. A apresentação da proposta de valor para os veículos, com o tema “12 tendências para transformar veículos locais em oásis de notícias”, foi feita pela Líder Comercial, Natália Pandolfo.

Mais de 40 veículos acompanharam a apresentação que amplifica o trabalho realizado neste período com o “Guia Alright 2024: Como Transformar Tendências em Ações” que pode ser baixado de forma gratuita. O manual foi escrito com a colaboração de mais de 15 profissionais de comunicação, que apresentaram 12 tendências para a área.

Seja parte da transformação! O Guia será enviado após o preenchimento do formulário: https://lives.alright.com.br/guia-pratico-gratuito

Domingos Secco

Domingos Secco

Empreendedor, cientista de dados e expert em mídia. Faz pesquisa e inovação em projetos de transformação digital no mercado de publicidade e jornalismo. Acredita que a colaboração é a chave para a prosperidade.

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