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8 ideias: crie um clube e monetize seus sócios

Como transformar seu público fiel em sócios lucrativos? Descubra estratégias para criar comunidades engajadas, monetizar conteúdos locais e fortalecer laços que vão além da notícia.

8 ideias: crie um clube e monetize seus sócios

clube comunidade
Como transformar seu público fiel em sócios lucrativos? Descubra estratégias para criar comunidades engajadas, monetizar conteúdos locais e fortalecer laços que vão além da notícia.
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Você tem uma comunidade com a qual se relaciona todos os dias. Existem outras empresas e grupos na sua região que, como você, atuam como produtores e provedores de conteúdos editoriais. Eles também têm suas comunidades.

Juntos, vocês reúnem uma audiência consistente e recorrente.

Pois criem um Clube. E monetizem essa audiência.

 Algumas ideias e sugestões de como você pode fazer isso: 

  1. Pacotes de assinaturas conjuntas
  2. Formas de pagamento diversificadas para cada perfil da audiência com facilidades especiais
  3. Acesso aos membros do Clube a conteúdos e ativações (shows, congressos, bares, restaurantes, etc) associados exclusivos
  4. Newsletters comuns patrocinadas por prefeituras ou varejo local
  5. Criação de Comunidades exclusivas e fechadas em plataformas como Slack, WhatsApp e Telegram
  6. Eventos proprietários só para sócios
  7. Programa de Afiliação – venda exclusiva de produtos e serviços de empresas associadas (cursos, academias de ginástica, institutos de beleza, etc)
  8. Conteúdos Patrocinados e Nativos vendidos em pacotes para empresas da região e oferecidos com exclusividade para os sócios do Clube. 

Os Clubes de Assinantes são uma alternativa poderosa de geração de receitas. Sua eficácia está no conceito de que juntas, as empresas editoriais e de conteúdos detém algo de enorme valia: suas próprias comunidades. Monetizá-las é uma questão de decisão e de botar a mão na massa.

Clubes e senso de comunidade

Ações como valorização da cultural local e formação de comunidades são tendências para o mercado. É o que aponta um dos capítulos do Guia Alright 2024 – Como Transformar Tendências em Ações.

As notícias viraram commodities. Para nós, jornalistas, não é fácil admitir, mas o monopólio da produção de notícias foi quebrado com a abundância informativa da internet. Hoje, o público é bombardeado por informações cada vez mais fragmentadas e descontextualizadas.

O consumidor de conteúdo dá pouca ou nenhuma atenção à origem das informações, que chegam de fontes diversas, criando um desafio: como atrair e fidelizar a audiência? A resposta pode estar no fortalecimento dos laços locais e regionais — uma estratégia para construir relacionamentos de confiança e, mais do que nunca, criar um senso de comunidade.

Em meio à disputa por atenção, os veículos de comunicação locais têm como maior ativo o jornalismo produzido desde uma marca forte, próxima e identificável.

Esse trabalho exige mais do que notícias: requer histórias originais, que falem de pessoas para pessoas. É essa proximidade que torna o conteúdo relevante, não apenas pela localização geográfica, mas pelo sentimento de pertencimento que cria. O jornalismo local deve, então, atuar como agente da valorização dos saberes culturais e da identidade própria de uma cidade ou região.

Abaixo, outras sugestões para o fortalecimento de comunidades que foram elencadas no Guia Alright:

  1. Criar e Explorar Editorias Regionais

Aposte em editorias que tenham uma conexão direta com a cultura local, como comportamento, moda e gastronomia. Conte histórias que explorem a identidade única de cada região, ajudando a audiência a se reconhecer e se engajar com o conteúdo.

  1. Parcerias com Influenciadores Locais

Envolver influenciadores que vivam e compreendam a cultura local ajuda a tornar a abordagem mais autêntica e próxima da realidade da audiência.

  1. Diversidade de Colaboradores

Ter colaboradores de várias partes do Brasil enriquece a pluralidade de perspectivas. Jornalistas locais têm a capacidade de captar as nuances culturais e os saberes da comunidade, produzindo conteúdo que realmente ressoe com os leitores.

  1. Canais de Interação com a Audiência

Espaços como grupos no WhatsApp ou Telegram podem ser uma ótima estratégia para criar canais de comunicação. Realizar enquetes e promover a participação ativa do público em temas de interesse ajuda a guiar a produção de conteúdo e fortalece o laço entre o veículo e a audiência.

Com essas ações, o jornalismo local se torna mais do que um repassador de informações: ele se transforma em um espaço de identificação e pertencimento, onde a cultura e os saberes locais ganham o valor que merecem. É o senso de clube, de comunidade, sendo fortalecido.

Por fim, deixamos como dica a leitura do Guia Alright 2024 completo para conferir outras tendências. 

Pyr Marcondes

Pyr Marcondes

Senior Partner @ Pipeline Capital, Founder CEO da Macuco Tech Ventures, investidor, advisor, autor e palestrante.

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