PUBLICIDADE • REMOVER ADS

Google divulga novidades para 2025 sobre iniciativas de jornalismo e abre inscrições

O Google lança novas ações para fortalecer o jornalismo no Brasil, com capacitação em produtos digitais e monetização, impulsionando redações a melhorar práticas e gerar impacto positivo nos negócios e na sociedade.

Google divulga novidades para 2025 sobre iniciativas de jornalismo e abre inscrições

O Google lança novas ações para fortalecer o jornalismo no Brasil, com capacitação em produtos digitais e monetização, impulsionando redações a melhorar práticas e gerar impacto positivo nos negócios e na sociedade.

Novas ações do Google para fortalecer o jornalismo no Brasil, destacando projetos que promovem a sustentabilidade e a qualidade da informação, estão com inscrições abertas. Esses anúncios incluem o lançamento de programas de capacitação voltados para o desenvolvimento de produtos digitais e estratégias de monetização para veículos de comunicação.

O objetivo é ajudar redações de todos os portes a aprimorar suas práticas, gerando impacto positivo em seus negócios e na sociedade.

Google em 2024

No balanço das iniciativas realizadas ao longo do ano, o Google avaliou os resultados expressivos. Em evento no dia 28 de novembro, foram destaque a Rede FALA! Que capacitou mais de 10 mil jornalistas em ferramentas digitais, enquanto o programa Startups Lab acelerou 15 startups focadas em jornalismo local e cívico.

Além disso, muitos veículos passaram a utilizar um selo de transparência, baseado nos indicadores desenvolvidos pelo Projor, para fortalecer a confiança junto aos leitores.

Projetos inovadores como o Busca Fatos, da Aos Fatos, e o LupaScan, da Agência Lupa, também ganharam destaque. Ambas as ferramentas, que utilizam inteligência artificial para verificar informações, tiveram papel crucial no combate à desinformação durante períodos eleitorais, consolidando-se como recursos essenciais no cenário informativo brasileiro.

Novos programas de capacitação do Google

Entre as novidades, o Google News Initiative lançou dois programas de capacitação com inscrições abertas:

Jornada de Desenvolvimento de Produto Digital

Voltado para organizações de mídia de todos os portes, o programa auxilia redações a criarem produtos digitais alinhados aos seus objetivos editoriais e de negócio. Com inscrições abertas até 10 de dezembro de 2024, o programa terá duas fases:

  • Fase 1 (janeiro a março de 2025): webinars ao vivo sobre criação e gestão de produtos digitais.
  • Fase 2 (março a abril de 2025): sessões de coaching e mentoria para equipes selecionadas.
    A inscrição é individual e pode ser concluída em cinco minutos.

Inscreva-se: clique aqui 

Laboratório de dados e monetização

Em parceria com a Monks, o laboratório busca ajudar veículos de notícias a otimizarem ferramentas como o Google Analytics 4 e o Google Ad Manager. Os participantes terão suas contas auditadas para diagnóstico e implementação de melhorias, além de receberem suporte especializado em sessões de atendimento individualizado (Office Hours).

Confira detalhes nessa apresentação – aqui.

O número de vagas é limitado, e os candidatos passarão por um processo de seleção com base nas informações fornecidas no formulário de inscrição.

Inscreva-se: clique aqui

Como participar?

  • Jornada GNI de Desenvolvimento de Produto Digital:
    Preencha o formulário de inscrição até 10 de dezembro. A seleção é aberta a startups e grandes redações de todo o Brasil.
  • Laboratório de Dados e Monetização:
    Demonstre interesse preenchendo o formulário do programa. Embora o preenchimento do formulário não garanta a participação, candidatos selecionados terão acesso a diagnósticos detalhados e melhorias implementadas por especialistas.

Um futuro promissor para o jornalismo brasileiro

Com essas ações, o Google afirma ter compromisso com o fortalecimento do jornalismo no Brasil, incentivando inovação, transparência e sustentabilidade no setor. Iniciativas como essas fomentam o setor diante dos desafios impostos pelos desertos de notícias e pela desinformação, além de garantir que veículos de comunicação, grandes e pequenos, tenham ferramentas para crescer e engajar suas comunidades de forma significativa.

As inscrições já estão abertas, e os interessados devem estar atentos às datas em dezembro para garantir sua participação em um dos programas que prometem transformar o futuro da informação no país.

Ohana Luize

Ohana Luize

Editora de conteúdo na Aurora News, atua na assessoria de imprensa e no time de marketing da Alright. Jornalista e Relações Públicas com mestrado em Comunicação, está cursando pós-graduação em Educomunicação e Tecnologia. Desde 2014, trabalha em assessoria de comunicação e imprensa para empresas públicas, privadas e do terceiro setor.

OUTRAS MATÉRIAS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.

Sua inscrição não foi realizada. Tente novamente
Sua inscrição foi realizada com sucesso!
O campo SMS deve conter entre 6 e 19 dígitos e incluir o código do país sem usar +/0 (por exemplo: 1xxxxxxxxxx para os Estados Unidos)
?

©2024 Aurora News