por Leo Becker
Na última semana, o cenário de tecnologia foi agitado pelo lançamento do Kling AI, um novo modelo de Inteligência Artificial desenvolvido pela Kuaishou, a empresa por trás do popular aplicativo Kwai. Esse avanço surge pouco depois do impacto causado pelo Sora, da OpenAI, que gerou grande alvoroço ao criar vídeos por meio de comandos textuais.
Enquanto o Sora da OpenAI capturou a imaginação do público ao gerar vídeos de até um minuto, o Kling AI, que utiliza uma tecnologia semelhante de machine learning de difusão, se destaca por produzir vídeos de alta definição com até dois minutos de duração.
O Kling AI foi lançado em versão demo restrita à China e rapidamente ganhou popularidade nas redes sociais, onde os usuários exibiram sua impressionante capacidade de criação.
Na quinta-feira passada, a Kuaishou divulgou um vídeo demonstrativo que revelou as capacidades superiores do Kling AI em comparação ao Sora em certos aspectos. A tecnologia do Kling AI inclui uma avançada reconstrução facial e física em 3D, resultando em vídeos com um nível de fotorrealismo notável.
Kling AI | Make Your Imagination Alive | AI Generated Video
Uma característica exclusiva do Kling AI é a 3D VAE (Autodecodificador Variacional em 3D), que permite a criação de expressões faciais e movimentos detalhados a partir de uma única imagem de corpo inteiro. Essa tecnologia é complementada por um mecanismo de atenção espacial e temporal em 3D, que possibilita a geração de cenas e movimentos complexos e realistas.
Por enquanto, o Kling AI está disponível apenas como uma ferramenta no aplicativo KwaiCut, exclusivo para o mercado chinês, e a Kuaishou ainda não divulgou planos para expandir essa tecnologia para outros países. Apesar disso, a inovação do Kling AI está gerando grande expectativa global, destacando-se como um avanço significativo na criação de vídeos por IA.