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O que significa o acordo entre ChatGPT e Axel Springer para a indústria do conteúdo e mídia? Revolução.

Qual o impacto do acordo entre ChatGPT e Axel Springer na indústria de conteúdo e mídia? Neste artigo, detalho como esse acordo permitirá que o ChatGPT utilize os conteúdos de notícias da Axel Springer para treinar seus modelos de IA, e como isso beneficiará os usuários do ChatGPT, oferecendo resumos de notícias de marcas renomadas da editora.

O que significa o acordo entre ChatGPT e Axel Springer para a indústria do conteúdo e mídia? Revolução.

Acordo entre ChatGPT e Axel Springer
Qual o impacto do acordo entre ChatGPT e Axel Springer na indústria de conteúdo e mídia? Neste artigo, detalho como esse acordo permitirá que o ChatGPT utilize os conteúdos de notícias da Axel Springer para treinar seus modelos de IA, e como isso beneficiará os usuários do ChatGPT, oferecendo resumos de notícias de marcas renomadas da editora.
Acordo entre ChatGPT e Axel Springer

Você leu que o ChatGPT fechou acordo com a alemã Axel Springer, uma das maiores editoras digitais da Europa. O acordo é o seguinte… autoriza globalmente que o ChatGPT use os conteúdos de notícias da editora nos produtos de inteligência artificial da empresa, permitindo que a Open AI, criadora do ChatGPT, treine seus modelos de IA nas reportagens da organização e produção de notícias.  

Nessa permissão de treinamento do algoritmo da OpenAI está a primeira coisa importante que você tem que prestar atenção. 

O que muda para o usuário no uso do ChatGPT

Como parte do acordo, os usuários do ChatGPT receberão resumos de notícias das marcas de Axel Springer, incluindo suas mais destacadas publicações, como Político, Business Insider, Bild e Welt, com atribuição e links para as fontes originais de reportagem. O acordo permitirá que os modelos da OpenAI aproveitem a maior qualidade e as informações mais atuais do editor nas respostas de seus chatbots. 

Somada ao destaque anterior, esta é segunda coisa bem importante que você tem que prestar atenção.  

A terceira coisa que você precisa prestar atenção e que a mídia global nem deu bola é que a Open AI pertence à Microsoft. 

Mas antes de seguir, um pouquinho de contexto para os de memória mais curta. Ou eventualmente desatentos. E ou naives

Os acordos entre os produtores de conteúdo, todos eles, do The New York Times ao mais humilde creator de uma pequena cidade do interior de qualquer país, e as grandes plataformas de tecnologia, sempre foram esquizofrênicos. 

De um lado do cérebro da indústria de conteúdo há a consciência de que não há nenhuma máquina de distribuição planetária hoje tão abrangente e eficiente quanto essas plataformas, ainda mais se entendermos que Google e Facebook são sócios proprietários das maiores redes sociais em operação. Até o TikTok pertence à Byte Dance, que é uma empresa de tecnologia de plataformas web, não é um publisher.  

Do outro lado do cérebro, se instala uma raiva insana, porque em troca as plataformas dão uma bela mordida na monetização desses conteúdos, que elas não produzem. 

Na cabeça dos produtores de conteúdo isso é uma forma de apropriação indébita. Aí se instala a base da esquizofrenia.  

Veja. Quando isso é feito à revelia do publisher, é, sem dúvida, apropriação indébita. Se houver um acordo, não, né? 

Eu sempre disse que tudo isso é uma evolução, boa ou não, mas que se provou inevitável na história: os produtores de conteúdo, num mundo gerido pela internet, não se transformaram em empresas de tecnologia. Entenderam tecnologia como commodity de infraestrutura (o que ela é mesmo, só que essa é a parte mais óbvia e o relevante é o que se constrói em cima dela) e comeram uma bola enorme não criando no momento certo (algo como uns 10 anos atrás …. e olha que avisei bastante sobre isso exatamente dez anos atrás, ou mais …) alternativas tecnológicas para produzirem e distribuírem seus conteúdos digitais, num mundo digital. Dançaram. 

Agora, dependem dessas plataformas para distribuírem o que produzem. Ou, no mínimo, monetizarem parte do seu inventário publicitário, que é uma fatia importante de sua receita. 

Contexto posto, estamos diante agora do mais inovador e revolucionário acordo jamais realizado ente uma plataforma de tecnologia e um produtor de conteúdo. Aliás, bem mais que isso. 

ChatGPT não é apenas uma plataforma de tecnologia distribuidora, ela é, per se, também uma produtora de seus próprios conteúdos. Mais ainda: ela aprende com qualquer tipo de conteúdo a produzir mais e mais outros conteúdos dela mesmo. Machine Learning. (Item que falei para você prestar atenção.) 

Ou seja, aos poucos, vai se transformar em uma outra Axel Springer. Ou The New York Times. Entendeu? 

Sendo que desta vez, não vai dar para os produtores de conteúdo reclamarem, porque o ChatGPT vai produzir conteúdos dele mesmo e não apenas fazer copy and paste dos conteúdos alheios. Ninguém vai conseguir sequer identificar de onde veio a primeira origem da informação ou análise que está contida no texto. (Segundo item que eu falei para você prestar atenção). 

Dando mais um passinho: este acordo coloca a Microsoft no jogo da produção de conteúdo, algo que nunca fez e num mercado em que nunca esteve. Com uma arma que é uma bazuca 4.0 tecnologicamente falando. (Terceiro item que eu falei para você prestar atenção.) 

Mathias Döpfner, CEO e sócio (22%) da Axel Springer, colocou assim publicamente nas declarações da companhia como vê esse acordo: “Queremos explorar as oportunidades do jornalismo potencializado pela AI, para levar a qualidade, a relevância social e o modelo de negócios do jornalismo para o próximo nível”. 

Do outro lado, Brad Lightcap, diretor de operações da Open AI, mandou assim: “Esta parceria ajudará a fornecer às pessoas novas maneiras de acessar conteúdo de notícias de qualidade e em tempo real por meio de nossa ferramenta de AI”. 

Mas aí veio a frase mais importante deste texto que você está lendo. O cara disse isto: “Estamos profundamente comprometidos em trabalhar com editores e criadores de todo o mundo e garantir que eles se beneficiem da tecnologia avançada de AI e de novos modelos de receita.” 

Neste exato instante, por favor, pare de ler. Pare e pense. Pare, pense e imagine aonde isso pode chegar. 

Eu já fiz isso. E é assim. 

  1. Acabou de mudar toda a forma de produção de jornalismo editorial; 
  2. Acabou de mudar toda a distribuição da produção desse conteúdo editorial no mundo; 
  3. Acabou de mudar toda a forma de monetização de conteúdos editoriais no mundo; 
  4. Os produtores de conteúdo ou embarcarão nessa ou morrerão à míngua (mais do que muitos já estão); 
  5. A briga entre as grandes plataformas de tecnologia nesse âmbito vai se acirrar aceleradamente, porque todas elas também têm suas versões de AI. 

Mas vou te ajudar a ir ainda um passinho além: isso vai se expandir para todo tipo de conteúdo, vídeo incluso, e vai transformar toda a indústria do entretenimento … Hollywood, games, TV… vai listando aí. 

Eu poderia me estender aqui um pouco mais, mas deixo o resto para a sua própria imaginação. 

Só que é o seguinte: não pense pequeno. Viaje grandão. Porque esse acordo é o início de uma transformação bem maior do que foi a internet para todas essas indústrias e suas cadeias de negócios. É uma transformação sem fim.  

Blogs como forma de gerar receita adicional para o seu negócio

Blogs engajam. Blogueiros são influencers. Tê-los ao seu lado é, sem dúvida, uma forma de gerar linhas de receita adicionais para empresas de conteúdo. 

Vamos publicar aqui na Aurora News em três capítulos dicas de como monetizar blogs. 

Como Monetizar Blogs – Capítulo 2

Venda de produtos físicos 

Acordo entre ChatGPT e Axel Springer

Vender produtos físicos é outra forma de monetizar seu blog e transformar sua paixão em negócio. Isso pode incluir qualquer coisa, desde artesanato e joias até livros e roupas. Ao vender produtos físicos, você pode entrar no mercado de comércio eletrônico e atingir um público mais amplo. 

Por exemplo, se você tem um blog sobre culinária, pode criar e vender uma linha de produtos relacionados à culinária, como livros de receitas, aventais ou utensílios de cozinha. Se você tiver um blog sobre animais de estimação, poderá vender produtos relacionados a animais de estimação, como brinquedos, camas ou coleiras. 

Para vender produtos físicos, você precisará configurar uma plataforma de e-commerce, como Shopify ou WooCommerce, e cuidar da logística de envio e manuseio. Você também precisará considerar o custo de produção e envio dos produtos, bem como a concorrência no mercado. 

Vender produtos físicos pode ser uma ótima maneira de monetizar seu blog, mas exige mais trabalho e investimento em comparação com outras estratégias de monetização. É importante pesquisar a fundo o mercado, entender seu público-alvo e criar produtos de alta qualidade que atendam às suas necessidades. Ao fazer isso, você poderá expandir seus negócios e gerar um fluxo de renda bem-sucedido. 

Associações e assinaturas 

Acordo entre ChatGPT e Axel Springer

Associações e assinaturas são uma forma de monetizar seu blog, oferecendo conteúdo, recursos ou serviços exclusivos aos seus seguidores mais dedicados. No modelo de adesão ou assinatura, seus leitores pagam uma taxa recorrente, geralmente mensal ou anual, para acessar conteúdos exclusivos ou receber benefícios especiais. 

Por exemplo, se você tem um blog sobre fotografia, pode oferecer uma assinatura premium que dá aos seus leitores acesso a tutoriais, workshops e fóruns exclusivos. Se você tem um blog sobre finanças pessoais, pode oferecer uma assinatura que dê aos seus leitores acesso a serviços personalizados de planejamento financeiro ou ferramentas e recursos exclusivos. 

Associações e assinaturas podem ser uma ótima maneira de monetizar seu blog, pois fornecem um fluxo de receita recorrente e permitem que você construa um relacionamento mais próximo com seus leitores. No entanto, é importante garantir que o conteúdo ou os benefícios exclusivos que você oferece sejam valiosos e valham o custo. Você também precisará considerar como gerenciará a associação ou assinatura, como configurar um sistema de pagamento e criar conteúdo exclusivo. 

Ao oferecer assinaturas e assinaturas, você pode transformar seu blog em um negócio próspero e agregar ainda mais valor aos seus leitores. Apenas certifique-se de abordá-lo estrategicamente e considerar as necessidades e desejos do seu público antes do lançamento. 

Marketing por e-mail e cursos por e-mail 

Acordo entre ChatGPT e Axel Springer

O marketing por e-mail e os cursos por e-mail são uma forma de monetizar seu blog criando e interagindo com sua lista de e-mail. Uma lista de e-mail é um banco de dados de endereços de e-mail que você coletou dos visitantes do seu blog, seja por meio de inscrições ou compras. 

O marketing por e-mail envolve o envio de e-mails promocionais ou informativos para sua lista de e-mails para direcionar tráfego para seu blog, promover seus produtos ou serviços ou construir relacionamentos com seus leitores. Por exemplo, você pode enviar um boletim informativo semanal para sua lista de e-mail com atualizações do seu blog e conteúdo exclusivo. 

Os cursos por e-mail, por outro lado, são uma série de e-mails automatizados que ensinam aos seus leitores uma habilidade específica ou fornecem informações valiosas. Por exemplo, se você tem um blog sobre fotografia, pode criar um curso por e-mail que ensine seus leitores a tirarem fotos melhores. 

O marketing por e-mail e os cursos por e-mail podem ser uma forma poderosa de monetizar seu blog, pois permitem que você construa relacionamentos com seus leitores e forneça-lhes informações valiosas. Ao construir uma lista de e-mail engajada, você pode direcionar tráfego para seu blog, promover seus produtos ou serviços e gerar um fluxo de renda significativo. 

No entanto, é importante abordar estrategicamente o marketing por e-mail e os cursos por e-mail e não enviar spam para sua lista de e-mail com e-mails irrelevantes ou desnecessários. Certifique-se de agregar valor aos seus leitores e sempre respeite sua privacidade, dando-lhes a opção de cancelar a assinatura. Ao fazer isso, você será capaz de construir uma estratégia de marketing por e-mail e curso por e-mail bem-sucedida que beneficiará você e seus leitores. 


3 É DEMAIS

Três dicas ou informações que você precisa ler.

Esta seção fixa da Aurora News traz sempre 3 notícias e informações que foram publicadas na semana anterior e que você não deveria ter perdido.  

  • Como a publicidade pode se beneficiar dos projetos de diversidade é a reportagem do Meio & Mensagem. Leia aqui. 
  • Esta aqui está em inglês, mas é uma bela síntese do que a Aurora News vem pregando sempre para os produtores de conteúdo e empresas de mídia. Trata-se de um resumo do que essas empresas devem fazer em 2024 (na verdade, já deveriam ter feito faz tempo, mas antes tarde do que nunca). O conteúdo foi produzido por uma plataforma de tecnologia chamada Digital Content First. Leia aqui. 
  • Mais uma do Meio & Mensagem. Coletivo Papel & Caneta divulga lista anual com 22 iniciativas que transformaram e impactaram a indústria da comunicação em 2023, com destaque para vozes do norte e nordeste. Leia aqui. 



Nota do fundador

Domingos Secco


2023 foi um ano e tanto! 

À medida que nos despedimos de 2023, é impossível não olhar para trás e apreciar a incrível jornada que todos nós trilhamos aqui na Alright. Este foi um ano marcado por desafios que reverberaram por todo o mercado, com mudanças notáveis em algoritmos e a ascensão de tecnologias que redefiniram nossa rotina. No entanto, no epicentro dessas transformações, encontramos espaço para construir conexões valiosas, pavimentando um caminho de evolução que nos uniu como uma comunidade resiliente.

Durante este último ano, testemunhamos o nascimento da Aurora News, agora celebrando sua 43º edição, com a dedicada editoria do Pyr Marcondes. Também lançamos a Comunidade Publisher, um espaço onde publishers podem colaborar e acessar conteúdos exclusivos produzidos pelo talentoso time Alright.

Em nosso canal do YouTube, exploramos temas cruciais, desde estratégias para ampliar a audiência por meio do jornalismo propositivo até o papel fundamental que veículos locais podem desempenhar como influenciadores. Abrimos espaço para discutir os desertos de notícias no Brasil e exploramos o uso de inteligência artificial no jornalismo em nosso último encontro da série Jornalismo em Pauta. Em 2024, vamos trazer novidades tanto em conteúdo quanto no formato deste projeto.

Falando em 2024, conforme projetamos nosso olhar para o próximo ano, percebemos um período repleto de eventos notáveis, desde as eleições municipais até mudanças significativas, como a “morte dos cookies”. Continuaremos a acompanhar de perto o papel da inteligência artificial nas redações e também apoiando na construção de oásis de notícias, promovendo sites locais. 

Para isso acontecer, é necessário reconhecer que a chave para o sucesso de todos reside na colaboração. Juntos, somos capazes de encontrar soluções para os desafios atuais, impulsionados pelo desejo coletivo de transformar as comunidades locais.

Agradecemos a cada um de vocês por fazer parte desta jornada extraordinária. Antecipamos com entusiasmo as oportunidades e desafios que 2024 trará, confiantes de que nossa comunidade continuará a ser um farol de inovação e colaboração.

Até 2024.

Pyr Marcondes

Pyr Marcondes

Senior Partner @ Pipeline Capital, Founder CEO da Macuco Tech Ventures, investidor, advisor, autor e palestrante.

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