PUBLICIDADE • REMOVER ADS

Por que grandes grupos tech apoiam o jornalismo local

Grandes plataformas como Meta, TikTok, Apple e Google apoiam o jornalismo local por razões reputacionais, de marketing, sociais e jurídicas. Esse movimento alia interesses mercadológicos e tecnológicos, promovendo impacto positivo para marcas e comunidades.

Por que grandes grupos tech apoiam o jornalismo local

jornalismo local
Grandes plataformas como Meta, TikTok, Apple e Google apoiam o jornalismo local por razões reputacionais, de marketing, sociais e jurídicas. Esse movimento alia interesses mercadológicos e tecnológicos, promovendo impacto positivo para marcas e comunidades.
jornalismo local

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, dizia minha avó, com sábia razão popular. Grandes plataformas tecnológicas como Meta, TikTok, Apple e Google estão desenvolvendo soluções e serviços para apoiar o jornalismo local.

Mas por quê?

Há motivos reputacionais e de marketing, de imagem, good brand awareness. Política de boa vizinhança, diria meu avô, conhecedor de práticas internacionais de negócios.

Há também motivos mercadológicos e jurídicos. Há razões sociais. Agora tudo somado a motivos tecnológicos.

Explico e exemplifico melhor cada um deles abaixo.

Não acho que seja esmola. Mas acho que devemos entender objetivamente o assunto.

1. Pressão reguladora e reputacional no jornalismo local

Governos em várias partes do mundo estão exigindo que as grandes empresas de tecnologia contribuam financeiramente para a sustentabilidade do jornalismo, especialmente em nível local. Isso é evidente em países como Austrália, Canadá e União Europeia, onde legislações foram introduzidas para que essas plataformas compartilhem receitas com produtores de conteúdo jornalístico. Essas iniciativas buscam evitar que o ecossistema informativo local se deteriore ainda mais.

2. Fortalecimento do ecossistema de informação

O jornalismo local desempenha um papel vital na democracia, fornecendo informações relevantes para as comunidades, como notícias sobre saúde, educação, política e eventos locais. Ao apoiar o jornalismo local, essas plataformas ajudam a fortalecer a confiança na informação e a combater a desinformação, que frequentemente prospera na ausência de fontes confiáveis.

3. Relacionamento do jornalismo local com produtores de conteúdo

Apoiar o jornalismo local permite que as plataformas mantenham uma boa relação com os produtores de conteúdo, que são fundamentais para alimentar seus serviços com notícias e engajar os usuários. Por meio de parcerias, programas de financiamento e treinamento, elas fortalecem esses laços.

4. Diversificação de conteúdo e retenção de usuários

As plataformas se beneficiam diretamente ao oferecer conteúdo relevante e hiperlocal para seus usuários. Esse tipo de conteúdo aumenta o engajamento e mantém as pessoas mais tempo nas plataformas, já que atende às necessidades informativas específicas de suas comunidades.

5. Inovação e testes de novas soluções

Os programas para jornalismo local também servem como campo de teste para tecnologias e formatos inovadores (campo de treino para AI), como automação na produção de notícias, ferramentas de verificação de fatos, e distribuição otimizada de conteúdo.

6. Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no jornalismo local

Apoiar o jornalismo local também faz parte de um esforço de responsabilidade social corporativa. As empresas buscam melhorar sua imagem pública, especialmente diante das críticas de que contribuíram para a crise no setor de notícias ao absorver grande parte das receitas publicitárias que antes eram destinadas aos veículos jornalísticos.

Exemplos de iniciativas para o jornalismo local:

Google destaques

● Programa que remunera produtores de conteúdo jornalístico pela curadoria e licenciamento de notícias4.

●   Presente em mais de 24 países, com mais de 2.500 empresas jornalísticas participantes no mundo4.

●   No Brasil, já conta com mais de 170 organizações parceiras em todas as regiões do país4.

GNI Startups Lab

●    Programa de aceleração de startups de jornalismo4.

●    Em 2023, selecionou 15 projetos para participar no Brasil4.

●   Oferece workshops, mentorias remotas e uma semana de design sprint presencial6.

GNI Local Lab

●  Apoiou cerca de 100 organizações de pequeno e médio porte que produzem conteúdo noticioso local4.

●  Ofereceu consultoria, capacitação e implementação técnica por 9 meses4.

Laboratório de Sustentabilidade da GNI

●  Programa inédito no mundo para apoiar veículos e criadores dedicados à cobertura ambiental e divulgação científica4.

● 40 veículos e criadores selecionados participaram de treinamentos e workshops4.

Outras iniciativas do Google

●  Patrocínio de eventos como o Festival Piauí de Jornalismo e o Festival 3i4.

●  Financiamento de pesquisas como o Atlas da Notícia5.

●  Oferta de ferramentas como o Pinpoint para análise de grandes volumes de dados5.

Apple News Partner Program

●  Lançado em 2021 para ampliar a colaboração e o apoio da Apple ao jornalismo3.

● Oferece taxa de comissão reduzida (15%) por assinaturas qualificadas adquiridas dentro do app3.

●  Disponível para noticiários por assinatura que divulgam conteúdo em Apple News Format3.

Facebook (Meta)

●  Investiu US$ 300 milhões para fomentar o jornalismo local1.

●  Oferece recursos através de organizações filantrópicas, como mencionado na pesquisa da

TikTok

●  Parcerias com jornalistas para estimular a produção de conteúdos locais e educativos na plataforma.

Pyr Marcondes

Pyr Marcondes

Senior Partner @ Pipeline Capital, Founder CEO da Macuco Tech Ventures, investidor, advisor, autor e palestrante.

OUTRAS MATÉRIAS

Cadastre-se na Aurora News

Chegou a hora de você também receber a melhor newsletter sobre publishers do Brasil.

Sua inscrição não foi realizada. Tente novamente
Sua inscrição foi realizada com sucesso!
O campo SMS deve conter entre 6 e 19 dígitos e incluir o código do país sem usar +/0 (por exemplo: 1xxxxxxxxxx para os Estados Unidos)
?

©2024 Aurora News