Jornalismo é uma prática. Redes Sociais são um canal.
Jornal não é jornalismo. Jornal é um suporte. De papel. Para explicitar bem o ponto.
Ocorre que Marshall McLuhan, brilhantemente, percebeu que o meio é a mensagem e aí misturou tudo.
As redes sociais são um formato de linguagem e de distribuição, ao mesmo tempo. Concomitantemente.
Servem para um monte de coisas. Para o jornalismo também.
Então te peguei aqui. Ao contrário da primeira linha, podemos, sim, afirmar que Redes Sociais são um formato e uma linguagem também jornalística.
Essa simbiose é hoje tal, que a maior parte das casas editoriais que produzem jornalismo não prescindem de ter suas versões em canais de Redes Sociais.
Daí ser extremamente relevante para o jornalismo contemporâneo o comportamento de cada plataforma no setor.
Com a recente mudança do algoritmo do Facebook desprivilegiando notícias, editores de todo o mundo buscam alternativas nas demais plataformas. Cada uma delas tem suas características, mais ou menos boas para cada editor. Ou até para cada tipo de conteúdo.
Veja abaixo essa oscilação.
Essa montanha-russa vai continuar. O jornalismo nas Redes Sociais e das Redes Sociais é algo que seguimos tentando entender, aprender e dominar.
Indispensável apenas uma coisa: se você ainda tem dúvida sobre qual a resposta à minha pergunta do título, daqui em diante, não tenha nunca mais.