O jornalismo local é reflexo da cultura de uma região. Pois a cultura da sua região é uma das mais eficazes, recorrentes, fiéis e eficazes argumentação e força de vendas que você pode ter ao alcance da sua mão.
Negligenciá-la é perder uma oportunidade de vendas tão óbvia quanto andar para frente.
Quer ver as vantagens disso?
- A cultura, e notadamente os eventos que celebram a cultura da sua região, estão lá prontos, fazem parte da tradição e do orgulho da população local, da sua audiência, seu público;
- Registrá-la e acoplar a ela ações editoriais e comerciais casadas contarão com apoio e reconhecimento da comunidade e dos seus potenciais anunciantes próximos, da região;
- Dependendendo da força e representatividade da tradição e da efeméride cultural da sua região, há potencial para que anunciantes de cidades ou regiões vizinhas se interessem também em participar, ampliando o espectro de sua estratégia comercial;
- A notoriedade e respeito que sua empresa, marca, veículo de comunicação terá junto à comunidade serão indiscutíveis e renderão frutos de imagem e vendas recorrentemente;
- Há sempre, adicionalmente (mas esse nunca deve ser seu objetivo primordial), a possibilidade de você contar com apoio de verbas das prefeituras da região.
Você é um importante e vital elo da cultura regional. Seja porque a reproduz, seja porque a estimula, seja porque é reflexo dela, seja porque pode integrar sua política e suas práticas comerciais nela.
Seja vital. Seja um ativista da sua cultura regional.
Leia também – Porque se conectar em rede pode transformar seu negócio
A cobertura jornalística no Nordeste e a desinformação regional
Texto de Marta Alencar, jornalista, doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, fundadora da COAR Notícias e professora substituta de Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz.
A ausência de notícias locais no Nordeste brasileiro é mapeada pelo censo midiático, Atlas da Notícia. Na sexta edição lançada em agosto de 2023, o Atlas exibe que o Nordeste é a região com maior número de desertos no país, com 56,74% de vazios noticiosos, sendo que os estados do Piauí e Rio Grande do Norte possuem mais de 76% dos municípios classificados como vazios noticiosos. A pesquisa do Atlas da Notícia mapeou 2.728 veículos jornalísticos em atividade no Nordeste e 11 que encerraram suas atividades.
Em seguida, a região Norte aparece em segundo lugar com os maiores desertos de notícias. Mas é importante mencionar que o censo do Atlas da Notícia, realizado desde 2017, exibiu pela primeira vez, a redução dos vazios noticiosos com menos de 50% dos municípios no país, ou seja, 48,7% de cidades contam com ao menos um veículo de comunicação jornalística.
O pesquisador Deolindo identifica que a questão da escassez de produção noticiosa em cidades fora dos grandes centros urbanos demonstra que são regiões desprovidas de riqueza econômica, com carência de políticas públicas. Com a falta de cobertura de acontecimentos locais, milhares de nordestinos ficam mais suscetíveis à desinformação, principalmente em processos eleitorais. Pois em municípios com pouca ou nenhuma cobertura jornalística profissional, a desinformação circula mais rápido e ganha notoriedade no ambiente digital.
Os pesquisadores Alencar e Aquino apontam que o Nordeste tem grande um desafio que é o de combater a desinformação em municípios com pouca ou nenhuma cobertura jornalística. Pois a informação checada quase não chega a esses vazios noticiosos. Diante desse cenário, a COAR Notícias (primeira iniciativa de Fact-checking e Debunking no Nordeste) lançou em fevereiro deste ano, o Primeiro Manual de Checagem Nordestina.
Manual de Checagem Nordestina
O “Arriégua! Ói as fake news: manual de checagem nordestina” é um material que propaga a educação midiática e digital. Com abordagem voltada para o Nordeste, o documento é pioneiro na região e visa apurar a capacidade dos leitores de identificar e combater boatos e desinformações. A publicação, além de apresentar técnicas de verificação, explora as nuances da cultura nordestina, tornando-o mais acessível e relevante para a comunidade local. Baixe aqui.
Elaborado por nordestinos, para nordestinos, o manual é uma colaboração entre jornalistas e doutorandos em Comunicação, Marta Alencar (Unisinos) e Thiago Silva (UFC), juntamente com o pesquisador e mestrando em Comunicação, Jhonnatan Santos (UFMA, campus Imperatriz), responsável pelo projeto gráfico e diagramação, e a jornalista e Mestra em Comunicação, Ohana Luize, encarregada da revisão.
Adobe Firefly Introduz Recurso de Referência Estrutural para Revolucionar a Criação de Imagens com IA
por Leo Becker
O Adobe Firefly é uma ferramenta revolucionária de geração de imagens alimentada por inteligência artificial, permitindo a criadores de todos os níveis transformar ideias em artes visuais de maneira intuitiva e rápida.
Recentemente, ela ficou ainda mais poderosa com a introdução do Structure Reference, uma funcionalidade projetada para adicionar um novo nível de previsibilidade e controle ao processo criativo com IA.
Esse recurso inovador possibilita aos usuários utilizar a estrutura de uma imagem existente — como a sua composição básica — como base para gerar novas criações, mantendo a essência da imagem original. Imagine transformar um simples desenho infantil em uma vibrante obra de arte neon ou fazer com que uma pintura adquira a aparência de uma fotografia realista, tudo isso preservando a composição inicial.
A Adobe exibiu o potencial do Structure Reference: com ele, pode-se redesenhar um espaço ou colorir desenhos em preto e branco ao fazer upload de uma imagem e selecionar “gerar”. Esse recurso abre um leque de possibilidades para revitalizar imagens antigas ou conceitos iniciais sem o esforço de descrever meticulosamente o que você deseja.
Além disso, o Structure Reference pode ser combinado com o Style Reference, ampliando as opções de consistência tanto na estrutura quanto no estilo. Este é o ideal para artistas que querem aprimorar seus trabalhos.
Profissionais de marketing buscam imagens que correspondam à identidade visual da marca. Designers precisam de um layout de imagem exato, sem a complexidade de criar o prompt perfeito.
Este avanço reforça o compromisso da Adobe em tornar a geração de imagens por IA mais acessível, eliminando a tradicional tentativa e erro para alcançar o resultado esperado.
O novo recurso já está disponível no aplicativo web do Adobe Firefly para todos os usuários, assinantes gratuitos ou pagos, marcando mais um passo adiante após a recente adição de ferramentas de IA no Adobe Substance 3D, enriquecendo o espectro criativo.
3 É DEMAIS
Três notícias ou conteúdos importantes, que você pode não ter lido.
- A propagação de desinformação durante o período eleitoral é uma das preocupações das autoridades em todo o mundo, incluindo o Brasil. Nota diretamente do Senado Federal.
- Segundo o levantamento, oito em cada dez brasileiros já deu credibilidade a fake news. Mais detalhes aqui.
- A agência Lupa testou quatro dessas tecnologias criadas para identificar se fotografias são reais ou foram feitas por meio de computação. O resultado você confere aqui.
Prepare-se para uma live especial no dia 18/04 em parceria com a Lupa!
Tema: O PAPEL DO JORNALISMO LOCAL NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO.
Quando: 18/04, às 10 horas.
Descubra as melhores práticas e ferramentas para prevenir e combater a disseminação de informações falsas. Faça agora sua pré-inscrição clicando neste link e garanta seu lugar exclusivo.
Faça parte da Rede Alright
Com tecnologia de ponta e as melhores estratégias nas distribuições dos formatos de anúncio, a Alright conecta o seu portal aos maiores e melhores anunciantes do mercado.
Também contamos com um super time de especialistas à sua disposição que está preparado para fazer você aumentar sua audiência e consequentemente a monetização do seu inventário.Se você quer fazer parte da Rede Alright, envie uma mensagem para o e-mail [email protected] e logo entraremos em contato!
Live Estratégia Pós-Cookies de Terceiros
A live Estratégias pós-cookies de terceiros foi realizada pela Alright, no dia 21 de março, às 10h e teve transmissão ao vivo pelo canal da Alright no YouTube.
Entre os principais assuntos abordados estiveram: o que são cookies, quais serão as mudanças a serem enfrentadas com a desativação dos cookies de terceiros, o que deve ser feito para estar de acordo com a LGPD e a importância de refazer a rota.
Live exclusiva para parceiros da Rede Alright
Para contemplar os veículos que fazem parte da Comunidade Alright, preparamos uma live exclusiva para esses parceiros, realizada no dia 28/03.
Nessa conversa, discutimos na prática, ainda dentro do contexto pós-cookies, como conquistar dados dos usuários e aumentar seu tráfego.
Essa aula especial foi conduzida por Luciano Terres, CIO da Alright.Se você faz parte da Rede Alright, entre em contato conosco para receber o link da reprise!